PDI 2022-2026

Comunidade acadêmica participa do PDI com votação online

acadêmicos no pátio da UEMASUL olhando apresentação de pôst

Discentes, docentes e técnicos administrativos irão colaborar com a escolha da Missão, da Visão e dos Valores da UEMASUL por meio de votação online. Foto: Arquivo/ASCOM.

A participação online para a construção e elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), quinquênio 2022-2026, já pode ser realizada por meio de formulário.  A construção acontece de forma colaborativa com a participação dos  acadêmicos, técnicos-administrativos e professores, na elaboração de propostas, que serão recebidas pelas comissões.

Neste primeiro momento, a comunidade acadêmica formada por discentes, docentes e técnicos administrativos irá colaborar com a escolha da Missão, da Visão e dos Valores da UEMASUL, por meio de consulta online. A votação começou no dia 05 de fevereiro e finaliza no dia 5 de março de 2021. Para votar, é preciso acessar o formulário com e-mail institucional.

Foram criadas comissões para atuarem no período de construção do PDI que será elaborado por capítulos. São dez comissões temáticas, uma comissão avaliativa e uma comissão executiva. De acordo com o coordenador de Planejamento e Administração do PDI, professor Júlio Rodrigues, o cronograma de trabalho de 2021 para construção do PDI será finalizado até o mês de junho, para na sequência ser apresentado e discutido no Conselho Universitário (CONSUN). “A votação da Missão, Visão e Valores é para construirmos nossa identidade institucional, que remos apresentar após a votação. Em seguida, as comissões temáticas darão continuidade à elaboração do documento”, ressaltou.

Missão, Visão, Valores

A missão é a determinação do motivo central da existência da organização. A visão apresenta uma expectativa que se almeja alcançar. A visão de uma organização deve ser inspiradora, motivadora e ao mesmo tempo realista. Os valores representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma instituição e fornecem sustentação para todas as suas principais decisões.

PDI

O PDI é um importante instrumento norteador das ações da UEMASUL, para promover uma educação pública gratuita e de qualidade, impulsionando o desenvolvimento junto aos 22 municípios da região Tocantina, contribuindo para a elevação dos índices e indicadores de desenvolvimento humano do estado do Maranhão.

É por meio do PDI que a instituição executa programas, projetos e atividades que representam as aspirações da comunidade universitária para atingir os seus objetivos. O documento elabora ainda o novo plano de administração e implantação de cursos, organização administrativa e governança, desenvolvimento institucional, e outros, além de trabalhar a política de gestão de pessoas. Na parte de infraestrutura e acessibilidade, o PDI irá promover a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento institucional e a gestão financeira e orçamentária da UEMASUL.