CPAHT

UEMASUL é parceira do novo Centro de Atendimento ao Turista

O centro possibilita que os turistas brasileiros e estrangeiros possam obter informações turísticas da região.

Inaugurado na manhã desta sexta-feira (04), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) está localizado no Aeroporto Nacional de Imperatriz Prefeito Renato Moreira (MA). A cerimônia, que deu início às atividades do CAT, contou com a participação da reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, da arqueóloga do museu CPAHT, Danielle Moraes, e do diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), professor José Sérgio Salles, além da presença do Secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Antônio José Bittencourt de Albuquerque Júnior e demais autoridades da região.

Este é o primeiro CAT inaugurado no sudoeste do Maranhão e conta com a parceria da UEMASUL na promoção das riquezas turísticas. O secretário Antônio Júnior, na oportunidade, falou sobre a participação da UEMASUL no desenvolvimento das atividades de divulgação do turismo regional. “O Centro tem como objetivo promover informações sobre o polo turístico da Chapada das Mesas. Eu fico feliz de ter no CAT a colaboração da UEMASUL, por meio dos estagiários que participarão de forma ativa na prestação de informações sobre o que o polo pode oferecer ao turista”, explicou o secretário.

Ao desembarcarem no aeroporto, os visitantes têm acesso aos materiais informativos, como panfletos e mapas, e ainda, podem tirar o ‘Passaporte Chapada das Mesas’, e ganharem descontos em alguns atrativos. A estudante do curso de Pedagogia, Thalita Braga Costa, participou de curso de aperfeiçoamento para atender os visitantes. “É uma grande oportunidade de mostrar para as pessoas como nosso estado é rico em histórias e belezas naturais, além de ser uma oportunidade de falar também do nosso centro de pesquisa (CPAHT)”, ressaltou a estudante.

Visita ao CPAHT

A convite da gestão superior da UEMASUL, o secretário de Turismo visitou o museu CPHAT, e conheceu a arqueologia, etnologia e cultura popular do sertão maranhense. A inauguração do CAT possibilita maior visibilidade às ações desenvolvidas pelo museu. Para a reitora Elizabeth, o momento foi de estreitar laços com a Secretaria de Turismo para o desenvolvimento de atividades futuras. “A UEMASUL como parceira deste importante instrumento de promoção do turismo, que é o Centro de Atendimento ao Turista, reforça seu compromisso social e cultural. Aproveitando a visita, convidamos o secretário para conhecer o museu CPAHT. Na oportunidade conversamos sobre a valorização das riquezas naturais e culturais da região de abrangência da UEMASUL, destacando a possibilidade de parceria no desenvolvimento de projetos entre as duas instituições”, afirmou a reitora.