defesas de TCC

Licenciaturas em Matemática e Química apresentam primeiras defesas de TCC

Foram criados cursos mais voltados para áreas específicas, que permite uma formação mais voltada para áreas específicas.

Alunos de Química contemplados pela nova grade assistem à aula.

As novas grades curriculares dos cursos tem disciplinas diretamente voltadas para a formação dos futuros profissionais . Foto: Ascom/UEMASUL.

Os cursos de licenciatura em Química e Matemática do Centro do Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas tiveram suas primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentadas no mês de junho. Com nova estrutura curricular e disciplinas diretamente voltadas para a atuação dos profissionais, os novos cursos representam um grande diferencial para a região na formação de novos professores.

A nova turma de Química teve sete formandos e conta com disciplinas e estrutura curricular específicas, voltadas para a área de atuação dos profissionais. A formanda Dyane de Lima Gomes, de 22 anos, defendeu seu TCC com o tema “Especialização de metais no solo nos lixões dos municípios de Imperatriz, Senador La Rocque e Davinópolis”.

Ela falou ainda como as mudanças foram fundamentais em sua formação. “Acho que agora as disciplinas estão bem mais direcionadas ao nosso curso. Nós saímos preparados, não para disciplinas posteriores, mas, diretamente para a disciplina de Química.  Os professores doutores em Química tiveram essa preocupação em montar uma grade curricular completa tanto em relação à área pedagógica, como à área de química. Eu não me sinto inferior a um aluno de bacharelado porque eu sei que meu curso teve disciplinas excelentes, com excelentes profissionais e também com a grade curricular muito semelhante à deles em questão de ementa e tudo”.

A primeira turma de Matemática Licenciatura formou nove acadêmicos, entre eles o acadêmico Alan Deyvid Lima Moura, de 29 anos, que foi o primeiro formando a defender o TCC com o tema “Álgebra Linear Numérica: métodos interativos aplicados à resolução de sistemas lineares”. Alan Deyvid falou da satisfação em participar dessa nova fase da UEMASUL. “O fato de ser o primeiro a defender o TCC do curso é indescritível, pois estou fazendo parte do início dessa nova licenciatura, da história que está sendo construída. A melhoria na estrutura e consequentemente no ensino tem sido um diferencial para o crescimento da universidade como um todo em busca dos melhores resultados”.

O professor e diretor do curso de Matemática, Juscimar da Silva Araújo, destacou o principal objetivo da licenciatura. “Difere-se do curso de Ciências Licenciatura com habilitação em Matemática por possibilitar um estudo mais específico da Matemática e suas ramificações; pois, em sua estrutura curricular não existe a obrigatoriedade de cursarem disciplinas que envolve outras áreas da ciência (como Biologia e Química), com isso consegue-se dar maior ênfase à áreas específicas da Matemática. Com o passar dos anos, foram criados cursos mais voltados para áreas específicas, como é o caso do curso de Matemática, que permite uma formação mais voltada para essa área da ciência”.