celebração

Campus Açailândia celebra 20 anos de criação com mesa-redonda e exposição de cursos

O momento foi de reencontro e de muita emoção dos que fizeram parte da história do campus.

O campus Açailândia completou 20 anos de criação no último domingo (26). Foto: Ascom/Uemasul

Na última segunda-feira (27), o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) comemorou 20 anos de fundação do campus, com uma programação realizada durante todo o dia, com apresentações de cursos por meio de exposições, apresentações de pesquisas do campus,  mesa-redonda sobre histórias, desafios e conquistas do CCHSTL  e entrega de títulos de Menção Honrosa às pessoas envolvidas com a história da criação e desenvolvimento do campus. O momento envolveu a comunidade acadêmica e proporcionou uma reflexão e valorização da história.

O debate reuniu nomes que marcaram a trajetória de luta da universidade em Açailândia, como o da reitora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) à época de criação do campus, Maria Eline Barbosa, o primeiro diretor do CESA, professor José Oliveira, a ex-diretora do Centro, professora Tânia Regina Zanella e primeiro diretor do CCHSTL, professor Cristiano Roberto Lima; os egressos Karla Janys Lima (secretária de Educação do município de Açailândia) e Bruno Abade (administrador de um grupo nacional do ramo de medicamentos); a reitora Luciléa Lopes Gonçalves, os pró-reitores Allisson Bezerra, José Sérgio de Jesus Sales, Márcia Suany Dias Cavalcante e Zilmar Timóteo Soares; o atual diretor do centro, professor Bruno Lucio Meneses e a diretora do curso de Engenharia Civil Jéssica Almeida dos Santos.

O momento foi marcado por muita emoção, traduzida em lágrimas e saudosismo externados nas falas dos participantes. Nos relatos ficou explícito o envolvimento e a dedicação de cada um para processo de implantação e fortalecimento do campus que hoje é UEMASUL.  “Quando programamos o evento pensamos em reunir neste espaço o passado, presente e o futuro que é o que nos norteiam no processo de construção de uma universidade forte, uma universidade que observa sua história , planeja seu futuro e com base nisso executa as ações do presente”, ressaltou o diretor do Centro, professor Bruno Meneses.

A professora Maria Eline Barbosa, ao falar das suas lembranças, destacou a grandeza do evento. “A UEMASUL está de parabéns porque o atual gestor e a reitora tiveram a sensibilidade de reconduzir toda a história através das pessoas que realmente fizeram parte, então essa é a história viva de um município, e isso precisa ser registrado. Todas as pessoas que construíram a história desses 20 anos do campus avançado, deram uma contribuição maravilhosa para uma cidade que cresce a cada dia”, afirmou a ex-reitora da UEMA.

Já a professora Tânia Regina Zanella falou da importância do campus para o desenvolvimento do município. “Esse momento conta a história do ensino superior em Açailândia, as pessoas que aqui estão fazem parte dessa história de muita luta, mas de bons frutos. Todo lugar que a gente vai encontra alguém que está lá executando a sua profissão, fruto daqui, desse trabalho da UEMA e hoje UEMASUL, então isso é gratificante demais”, contou a ex-diretora.

Integrantes da mesa-redonda, da esquerda para direita: Karla Janys, Bruno Abade, Lilian Castelo Branco, Tânia Zanella, Zilmar Timóteo, Bruno Lucio Meneses, Márcia Suanny, Allisson Bezerra, Luciléia Lopes Gonçalves, José Sérgio, José Oliveira e Maria Eline Barbosa. Foto: Ascom/UEMASUL.

O local que surgiu em 2002 como Centro de Estudos Superiores de Açailândia (CESA), ligado a UEMA, em 2017 tornou-se o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) da UEMASUL e com isso avançou em diversas áreas. Após tornar-se UEMASUL, “o campus passou por momentos de transformação e mudanças a nível de infraestrutura e a nível de concurso público. Foram diversas possibilidades que a UEMASUL proporcionou, com isso Açailândia tem se transformado em um grande polo de educação e investimento profissional” destacou o primeiro  Cristiano Roberto Lima.

Sobre as conquistas recentes e planos que a gestão superior tem para o campus da universidade em Açailândia, a reitora da UEMASUL, Luciléa Lopes Gonçalves destacou: “Nesta gestão o campus já recebeu novos servidores, a criação de novos cargos e em breve receberá um novo prédio, além de novos concursos. Com esta associação da ampliação física e humana, pretendemos potencializar as atividades e produtividade deste centro, que é fundamental não só ao município de Açailândia, mas também para toda esta região e o próprio Maranhão”, finalizou.