caminhos do sertão

5º Encontro Pedagógico discute ética e planejamento docente

O encontro promoveu reflexões sobre o cuidado com as múltiplas realidades dos discentes para a formação acadêmica efetiva.

O encontro acontece a cada semestre para recepcionar professores e dialogar sobre práticas docentes. Foto: Ascom/UEMASUL

“Formação docente: dialogando sobre ética e planejamento” foi a temática central do 5º Encontro pedagógico do programa de formação de professores Caminhos do Sertão, realizado na última quinta-feira (14), no auditório do campus I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

O encontro ocorre a cada semestre e tem por objetivo acolher os professores, apresentar o programa e promover reflexões sobre a importância do cuidado com as múltiplas realidades dos discentes para uma formação acadêmica efetiva. O evento marcou o início do quinto semestre letivo, compartilhando experiências exitosas.

A coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto, comentou sobre a importância da valorização do trabalho realizado para elevação dos índices educacionais do Estado: “É a missão da UEMASUL levar o ensino superior de qualidade, formar profissionais éticos e competentes e, independentemente do curso, é da nossa responsabilidade, como instituição, elevar os números de matrículas no ensino superior público. A UEMASUL saiu de Imperatriz para ir onde o aluno está, e há um tempo isso era impensável, precisamos valorizar isso.”

A programação contou com mesa-redonda, palestra e diálogos sobre especificidades do programa. Foto: Ascom/UEMASUL

Como parte da programação, durante a uma mesa-redonda, professores de diferentes cursos compartilharam suas vivências em sala de aula. Estiveram presentes as professoras Mônica Mourão, Raimunda Maria Barbosa de Sá e Luciléa Gonçalves, reitora da UEMASUL.

Após a mesa-redonda, o professor Antônio Alves Ferreira ministrou a palestra “Planejamento e práxis do professor”. A discussão se deu a partir das colocações, questionamentos e desejos que os acadêmicos do programa demonstraram em um vídeo, onde respondiam o que esperavam dos professores para o próximo semestre.

O professor relembrou que a sua formação inicial na docência no ensino superior foi em um programa semelhante ao Caminhos do Sertão: “Faço um resgate da minha história, pois iniciei minha carreira no antigo Programa de Qualificação Docente (PQD) da UEMA, pelas plataformas pedagógicas de um programa que tem uma raiz matricial como o Caminhos do Sertão. Aprendemos muito quando nos despimos de todas as armaduras que o processo formativo foi nos constituindo e nos vestimos mais no humanismo para regressar aos interiores do Maranhão e levar aquilo que as pessoas não teriam acesso se não fosse um programa como este.”

Os professores também tiveram momentos de conversa, com suas respectivas coordenações de curso, sobre a elaboração dos planos de ensino e organização de apostilas.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.