Formação de professores

Programa Caminhos do Sertão realiza encontro pedagógico para aprimorar práticas docentes

O evento reuniu professores e coordenadores do programa. A quarta edição do encontro aconteceu em Imperatriz, nos campus I e II, centro.

O evento reuniu professores e coordenadores do programa e foi estruturado em cinco momentos fundamentais. Foto: Ascom/UEMASUL.

Nesta quinta-feira, 16, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promoveu o 4º Encontro pedagógico do programa Caminhos do Sertão, um evento dedicado à reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto do ensino.

O evento reuniu professores e coordenadores do programa e foi estruturado em cinco momentos fundamentais. Inicialmente, a composição de uma mesa-redonda abordou detalhes específicos do programa, incluindo aspectos pedagógicos, funcionamento da biblioteca e questões financeiras. Essa introdução foi seguida pela abertura oficial, com as presenças  da pró-reitora de Gestão e sustentabilidade acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante; do pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro; a coordenadora do programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto Costa e a reitora em exercício, vice-reitora Lilian Castelo Branco.

O terceiro momento foi a palestra ministrada pela professora Ma. Raquel de Moraes Azevedo, do curso de pedagogia da UFMA, com o tema “Avaliação formativa: contribuições para o processo de ensino aprendizagem”. Em seguida, houve um espaço para informações gerais dos cursos, apresentação das unidades e compartilhamento de experiências docentes, em salas de aula do campus II, Imperatriz. Destacaram-se nesse momento as apresentações individuais por curso, onde as coordenadoras puderam relatar suas experiências, seguidos por relatos de professores que já trabalharam no programa Caminhos do Sertão.

A coordenadora do Programa falou afirmou que o evento atingiu as expectativas. “A 4ª formação docente atendeu às expectativas pois os participantes compareceram, em sua maioria, para prestigiar a programação feita com muito carinho e cuidado. A palestra de profa Raquel (UFMA) sobre o processo avaliativo formativa coadunou com as falas da equipe. Estamos atentas às necessidades de discentes e docentes de Caminhos do Sertão”.

O evento também contemplou um momento dedicado ao planejamento e organização pedagógica, envolvendo equipes de professores na elaboração de material didático e planejamento de ensino por componente curricular. A programação dinâmica e abrangente foi essencial para promover a reflexão sobre práticas pedagógicas, considerando o engajamento e interação dos docentes na construção do conhecimento.

“Esta estrutura permitiu a integração de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, proporcionando um espaço valioso para pensar a educação de qualidade como uma forma de resgatar aqueles que foram excluídos por questões regionais. O programa Caminhos do Sertão, através desses encontros, cumpre um papel crucial na formação de professores que, por sua vez, impactam diretamente na melhoria da qualidade da educação básica na região”, destacou a palestrante.

Caminhos do Sertão

O programa de formação de professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da UEMASUL, em parceria com prefeituras municipais, que  ocorre nas Unidades avançadas de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, abrangendo estrategicamente 22 municípios da região Tocantina.

Desde fevereiro de 2022, o programa já ofereceu 800 vagas para cursos de licenciatura, oportunizando o acesso ao ensino superior a egressos do ensino médio e professores sem formação adequada. A presença da UEMASUL contribui significativamente para a democratização do acesso ao ensino superior público, alinhando-se à política de expansão da educação superior do governo estadual e reduzindo as distâncias sociais e geográficas, proporcionando uma educação de qualidade a todos que buscam o conhecimento acadêmico.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.