SNCT

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia encerra nesta sexta-feira

Durante dos dias de programação, a SNCT mostrou um pouco do que é produzido no Maranhão nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

A UEMASUL participa como expositora, da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz, com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.  A SNCT é o maior evento de divulgação científica do país, e possui calendário de execução nacional.  A edição maranhense da feira, que iniciou na última segunda-feira (16), e será encerrada nesta sexta-feira, (20), mostra um pouco do que é produzido no Maranhão nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, da secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Natássia Weba, do presidente da Fapema, Nordman Wall e do secretário municipal de Educação de Imperatriz, José Antônio Silva. A palestra de abertura foi ministrada pela professora da UEMASUL,  Aichelly Rodrigues da Silva, com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

O estande remete à grandiosidade da UEMASUL e à sua representatividade na região Tocantina, apresentando aos visitantes uma parte da estrutura e cursos da universidade. O espaço proporciona aos visitantes atividades práticas nas áreas de Biologia, Física, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, por meio da apresentação de projetos desenvolvidos pelos acadêmicos, ferramentas e objetos utilizados.

Os visitantes conheceram de perto os instrumentos utilizados nos laboratórios da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

Camila de Araújo, estudante do quinto período de Engenharia Agronômica participa do grupo de pesquisa em Fitopatologia (Gphyto), que apresenta três projetos desenvolvido em Imperatriz. A estudante considera o momento enriquecedor. “Além de estarmos apresentando os trabalhos que fizemos, as pessoas têm a oportunidade de conhecer o que é a fitopatologia em si, porque é algo que as pessoas não tem tanto conhecimento e a gente trouxe para que possam ver os fitonematoides e entender como é importante combater essas pragas para os pequenos e grandes produtores aqui da região”, explicou.

O coordenador de Criação e Inovação da UEMASUL, professor Geraldo Pimentel, participou ainda do painel “Colaboração interinstitucional em ecossistemas de inovação”, falando sobre como um ambiente de inovação pode impactar e beneficiar o processo de consolidação do Ecossistema de inovação de Imperatriz.

Geraldo destacou a importância do evento e da participação da UEMASUL para os futuros acadêmicos da universidade. “Estamos trabalhando com a base dos estudantes, ou seja, estão vindo estudantes de todas as idades, dos ensinos fundamental e médio. Conhecer a ciência básica, a ciência pura, é uma experiência que traz uma realidade de mundo nova, isso é extraordinário, estimula o estudante a sair do ensino médio para o ensino superior e gerar novos conhecimentos”, disse o professor.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.