SNCT 2021

UEMASUL tem cinco trabalhos premiados na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nesta edição, cinco trabalhos da UEMASUL foram premiados nas áreas das Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

A premiação na área das Ciências Agrárias foi anunciada pela Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes. Foto: Reprodução.

Foi encerrada na última sexta-feira (8), a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, o evento científico teve como objetivo promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população. Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19, a semana de ciência visou problematizar questões como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário, buscando a construção e execução de ações políticas cooperadas, integradas e convergentes.

O evento, que aconteceu de forma online em seu segundo ano consecutivo, contou com a participação de estudantes do ensino superior de diversas localidades do país durante cinco dias de programação. A solenidade de encerramento aconteceu na noite de sexta-feira, quando foram anunciados os trabalhos premiados da edição, divididos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Nesta edição, cinco trabalhos da UEMASUL foram premiados: na área de Engenharias, os trabalhos “Análise e modernização de procedimentos de avaliação de pavimentos utilizando filmagens da GoPro Hero 7 e processamentos com os softwares livres Quik e DashWare”, dos alunos Átila Marconcine, João Victor e Lucas Carvalho, sob orientação do professor Lucas Manoel; e “O gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil por empresas de engenharia da cidade de Açailândia – MA” dos alunos Gustavo Gomes, Luander Vieira, Gustavo Santos, Maria Ariane e Thalisson Prudêncio, sob orientação do professor Bruno Lucio Meneses Nascimento, levaram o 1° e 2° lugar, respectivamente.

Para o acadêmico do sexto período de Engenharia Civil, Átila Marconcine, premiado em 1º lugar na área das Engenharias, a premiação mostra a importância das bolsas de fomento. “Esse prêmio é muito importante não apenas para nós, autores, mas também para o curso de Engenharia Civil da UEMASUL, do campus Açailândia, um curso que apesar de novo, já conta com uma excelente direção e um excelente time de professores. Sem eles, nada disso seria possível. Além disso, essa premiação revela o quão fundamental são as bolsas de fomento à pesquisa e extensão fornecidas pela universidade”.

Na área de Ciências da Saúde, o trabalho “Reflexão acerca dos custos médicos diretos no tratamento hospitalar da COVID-19 na perspectiva do SUS” dos alunos Antônio Emanuel e João Amadeu, sob orientação da professora Sheila Elke Araújo Nunes, foi premiado em 2° lugar.

E na área das Ciências Agrárias, os trabalhos “Caracterização do conhecimento fitopatológico da comunidade agrícola da Região Tocantina do Maranhão” dos alunos Daniel Barros, Marcelo Martins, Sara Steffany e “Levantamento de doenças em espécies florestais na região Tocantina do Maranhão” dos alunos Marcelo Martins, Gustavo Teixeira, Sara Steffany, ambos sob orientação do professor e Leônidas Leoni, também premiados em 1° e 2° lugares.

A cerimônia de encerramento da 18ªSNCT contou com transmissão ao vivo pelo YouTube. Foto: Reprodução.

A solenidade de encerramento, que foi transmitida ao vivo no canal da Secti Maranhão, no Youtube, contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e inovação, Davi Telles, da Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes; do Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, e da diretora de planejamento do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Luiza Panichelli.

Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.