SALA DE IMPRENSA

SNCT 2021

UEMASUL tem cinco trabalhos premiados na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nesta edição, cinco trabalhos da UEMASUL foram premiados nas áreas das Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.


Ascom UEMASUL

A premiação na área das Ciências Agrárias foi anunciada pela Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes. Foto: Reprodução.

Foi encerrada na última sexta-feira (8), a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, o evento científico teve como objetivo promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população. Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19, a semana de ciência visou problematizar questões como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário, buscando a construção e execução de ações políticas cooperadas, integradas e convergentes.

O evento, que aconteceu de forma online em seu segundo ano consecutivo, contou com a participação de estudantes do ensino superior de diversas localidades do país durante cinco dias de programação. A solenidade de encerramento aconteceu na noite de sexta-feira, quando foram anunciados os trabalhos premiados da edição, divididos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Nesta edição, cinco trabalhos da UEMASUL foram premiados: na área de Engenharias, os trabalhos “Análise e modernização de procedimentos de avaliação de pavimentos utilizando filmagens da GoPro Hero 7 e processamentos com os softwares livres Quik e DashWare”, dos alunos Átila Marconcine, João Victor e Lucas Carvalho, sob orientação do professor Lucas Manoel; e “O gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil por empresas de engenharia da cidade de Açailândia – MA” dos alunos Gustavo Gomes, Luander Vieira, Gustavo Santos, Maria Ariane e Thalisson Prudêncio, sob orientação do professor Bruno Lucio Meneses Nascimento, levaram o 1° e 2° lugar, respectivamente.

Para o acadêmico do sexto período de Engenharia Civil, Átila Marconcine, premiado em 1º lugar na área das Engenharias, a premiação mostra a importância das bolsas de fomento. “Esse prêmio é muito importante não apenas para nós, autores, mas também para o curso de Engenharia Civil da UEMASUL, do campus Açailândia, um curso que apesar de novo, já conta com uma excelente direção e um excelente time de professores. Sem eles, nada disso seria possível. Além disso, essa premiação revela o quão fundamental são as bolsas de fomento à pesquisa e extensão fornecidas pela universidade”.

Na área de Ciências da Saúde, o trabalho “Reflexão acerca dos custos médicos diretos no tratamento hospitalar da COVID-19 na perspectiva do SUS” dos alunos Antônio Emanuel e João Amadeu, sob orientação da professora Sheila Elke Araújo Nunes, foi premiado em 2° lugar.

E na área das Ciências Agrárias, os trabalhos “Caracterização do conhecimento fitopatológico da comunidade agrícola da Região Tocantina do Maranhão” dos alunos Daniel Barros, Marcelo Martins, Sara Steffany e “Levantamento de doenças em espécies florestais na região Tocantina do Maranhão” dos alunos Marcelo Martins, Gustavo Teixeira, Sara Steffany, ambos sob orientação do professor e Leônidas Leoni, também premiados em 1° e 2° lugares.

A cerimônia de encerramento da 18ªSNCT contou com transmissão ao vivo pelo YouTube. Foto: Reprodução.

A solenidade de encerramento, que foi transmitida ao vivo no canal da Secti Maranhão, no Youtube, contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e inovação, Davi Telles, da Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes; do Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, e da diretora de planejamento do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Luiza Panichelli.

 


Assessoria de Comunicação UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz

(99) 3525 7875
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Açailândia

(99) 3538 4509
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Brasão UEMASUL.

Universidade Estadual
da Região Tocantina do Maranhão

CNPJ: 26.677.304/0001-81
Criada nos termos da Lei Nº 10.525 de 03/11/2016

© 2020 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.

google FaceBook twitter نحوه انجام بازی انفجار کرش بهترین سایت شرط بندی و پیش بینی فوتبال ایرانی سایت پیش بینی فوتبال معتبر پرشین بت معرفی سایت پیش بینی و شرط بندی فوتبال آدرس جدید سایت شرط بندی بت فوروارد فارسی سایت شرط بندی ولف بت میلاد حاتمی لینک ورود به ادرس جدید سایت abt90 با مدیریت ساشا سبحانی سایت پویان مختاری یا سایت شرط بندی حضرات سایت abt90 ساشا سبحانی میلاد حاتمی سایت بازی انفجار پابلو بت علیشمس سایت hotbet دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین آدرس سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی takbet لینک آدرس جدید سایت شرط بندی wolfbet با مدیریت میلاد حاتمی آدرس سایت شرط بندی جت بت سایت پیش بینی فوتبال بت فا ثبت نام و ورود به سایت چیتا بت از این لینک نیلی افشار لینک سایت حضرات بت پویان مختاری سایت هات بت دنیا جهانبخت لینک سایت سنگین بت حصین ابلیس سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی لیست بهترین سایت های شرط بندی ایرانی به همراه معرفی آن ها hivanews اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی اطلاع رسانی های دنیای شرط بندی سایت بازی انفجار تتلو tatal bet سایت شرط بندی تتل بت tatalbet سایت شرط بندی امیر تتلو tatalbet