acolhida

UEMASUL recebe 491 novos acadêmicos para o semestre 2023.2

Acolhida UEMASUL contou com atividades nos campi Açailândia e Imperatriz, para 19 novas turmas de graduação.

Lorena Marques Guimarães

As aulas magna foram ministradas pela professora doutora da Universidade Federal do Maranhão, Karla Bianca.

Os novos acadêmicos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) deram início ao semestre 2023.2 com a Acolhida realizada nos dias 14 e 15 de agosto. O evento contou com atividades de recepção para os calouros e veteranos nos campi Imperatriz e Açailândia. Durante a programação, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de palestras, conhecer a estrutura da universidade e os processos acadêmicos. Além disso, duas Aulas magnas foram ministradas pela professora doutora Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com o tema “Trajetória e profissionalização na universidade”, nos campi Açailândia e Imperatriz.

“Eu achei a aula magna muito interessante. Tenho a convicção de que momentos como esses são indispensáveis para nós calouros, para que a gente possa se sentir mais ambientado em relação às questões da universidade. Achei muito legal que foi convidada uma professora de Imperatriz, e ela trouxe falas muito interessantes e pertinentes sobre organização, em relação ao que acontece na vida acadêmica, trouxe dicas muito interessantes” – disse o acadêmico do curso de Direto, do campus Açailândia, Luís Henrique Santos de Jesus.

Com a programação da Acolhida, a universidade reafirma seu compromisso em proporcionar uma formação de qualidade, aliando conhecimento acadêmico e experiências enriquecedoras. “Esta é a nossa forma de desejar boas-vindas aos novos alunos. Nós esperamos que eles tenham um semestre produtivo e repleto de aprendizado. Este é apenas o começo de uma jornada de sucesso na busca pelo conhecimento e pela realização de seus sonhos” – declarou a reitora, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.

Ao todo, a universidade recebeu novos 491 acadêmicos. No campus Imperatriz, ingressaram turmas dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, História, Física, Letras/Português, Letras/Inglês, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia e Química. Já no campus Açailândia, as novas turmas são dos cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Letras/Português e Pedagogia.

As atividades da Acolhida foram organizadas pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), responsável pelo planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos cursos, e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), que é responsável por assuntos relacionados aos alunos, como questões culturais, de saúde, alimentação e esporte.

Dentre as atividades acadêmicas, a UEMASUL promoveu o trote solidário, com uma ação inédita, o incentivo à doação de sangue com captação de doadores, orientação, encaminhamento e disponibilização de transporte para levá-los até o Hemomar, contribuindo para o abastecimento do banco de sangue de Imperatriz. Além disso, está sendo realizada durante toda a semana, uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados em bom estado de conservação, que serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Os calouros participaram ainda de uma integração esportiva no ginásio poliesportivo da UEMASUL. As atividades envolveram jogos de diversas modalidades e dinâmicas que permitiram aos estudantes interação e fortalecimento dos laços de amizade.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.