VOLTA ÀS AULAS

UEMASUL recebe mais de 570 novos estudantes no semestre letivo 2021.2

Neste período, será mantido o ensino emergencial remoto para os componentes curriculares teóricos dos cursos de graduação aos 2.441 discentes, com gradual flexibilização para a realização de aulas práticas presenciais.

A Aula Magna “Educação Superior em tempos de pandemia: desafios e perspectivas” foi ministrada pelo Secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão, durante o primeiro dia de Semana Acadêmica. Reprodução/Youtube.

Teve início nesta quarta-feira (3) a Semana de Integração Acadêmica do semestre 2021.2 da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). As atividades iniciais foram realizadas pela manhã, com acolhimento virtual, momento cultural e uma tira-dúvidas sobre a retomada gradual das atividades presenciais, com a Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima.

Painéis integrados, minicursos, oficinas, visitas guiadas aos campi e recreação esportiva também fazem parte da programação, que segue até este sábado (6). A solenidade de abertura contou com a participação da Gestão Superior da UEMASUL, além de diretoras e diretores dos Centros de Ciências dos três campi da instituição.

As atividades são direcionadas para 574 novos alunos e alunas dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. A Semana de Integração Acadêmica tem como objetivo recepcionar e acolher os discentes ingressantes e estudantes veteranos, promovendo o processo de integração à universidade.

Em sua fala, durante a solenidade de abertura da Semana Acadêmica, o Vice-reitor da UEMASUL no exercício da Reitoria, Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, ressaltou o papel da universidade enquanto instituição pública e parabenizou a UEMASUL por seus cinco anos de existência. “Hoje a UEMASUL faz cinco anos de existência. Passados estes anos, estamos fazendo o que uma universidade pública deve fazer: universalizar as oportunidades para todos e todas […] É necessário que tenhamos uma educação superior de qualidade e que seja gratuita, para que possamos proporcionar o que há de melhor para a emancipação do ser humano. E é isso que a UEMASUL tem feito isso ao longo do tempo, desde a sua criação, em 3 de novembro de 2016”.

O coordenador de Sustentabilidade e Integração Social, Edelblan Conrado, destacou a importância da Semana Acadêmica para os novos estudantes. “Durante a Semana Acadêmica podemos apresentar as possibilidades de desenvolvimento acadêmico na área do Ensino, Pesquisa e Extensão e promover uma recepção que proporcione não só a integração entre os discentes e docentes, como também a familiarização do ingressante com esse novo meio, facilitando, assim, o processo de adaptação. A participação dos calouros em toda a programação é muito importante para que eles possam se adaptar mais facilmente ao ambiente universitário e conhecer as possibilidades de desenvolvimento acadêmico, além de contribuir para a construção do processo de autonomia deles na universidade”.

A Aula Magna “Educação Superior em tempos de pandemia: desafios e perspectivas” foi realizada às 19h, e transmitida no canal da UEMASUL, no YouTube, como parte da programação da Semana Acadêmica, ministrada pelo Secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão. Durante a palestra, o secretário destacou as ações do Governo do Maranhão na luta contra a pandemia da Covid-19 em todo o estado e contextualizou a sua vivência enquanto professor do ensino superior e gestor da educação básica. “Somente agora, no segundo semestre de 2021, as cidades brasileiras começaram a autorizar o retorno presencial às escolas. Em 2 de agosto, o governador Flávio Dino autorizou o retorno presencial, respeitadas as autonomias das redes. Como professor universitário, confesso que é muito mais complicado o ensino remoto. As medidas que estamos tomando são paliativas, com minimização de danos, por meio do uso das tecnologias digitais”.

Como forma de familiarizar os novos alunos e alunas à instituição, foi disponibilizado o Manual do Calouro, que contém informações básicas para o estudante se nortear sobre diversos temas na universidade. O manual está disponível neste link para download.

Retorno gradual das atividades presenciais

Desde o semestre 2020.1, o uso das tecnologias digitais de informação tem sido a principal forma de garantir o processo de ensino-aprendizagem, com ensino remoto, para toda a comunidade acadêmica. Neste período, será mantido o ensino emergencial remoto para os componentes curriculares teóricos dos cursos de graduação, com gradual flexibilização para a realização de aulas práticas presenciais nos laboratórios e núcleos, seguidos os cuidados sanitários.

A resolução que dispõe sobre o plano para o retorno presencial gradual das atividades acadêmicas da universidade nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz foi elaborada considerando a situação vacinal dos alunos e professores, e as condições vacinais e sanitárias do Região Tocantina e do Estado, e aprovada por unanimidade na reunião extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN), realizada no dia 28 de outubro. Acesse aqui a Resolução nº155/2021-CONSUN/UEMASUL, que também trata de outros pontos, como uso dos laboratórios para o ensino e da biblioteca.

Texto: Edigeny Barros
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.