Outorga de grau

UEMASUL concede Outorga de Grau a 149 formandos

As cerimônias contaram com homenagens in memoriam aos professores da UEMASUL Magno Urbano de Macedo e Jailson de Macedo Sousa

Seguindo os protocolos de segurança, desde 2020 as cerimônias são realizadas de forma remota. Foto: Reprodução/YouTube.

As cerimônias de Outorga de Grau referentes ao primeiro semestre de 2020 da UEMASUL, em caráter extraordinário, formou 149 profissionais do campus Imperatriz, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2021, por meio de tecnologias. As cerimônias foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial da universidade, no Youtube para convidados e familiares dos formandos, com a tradução em LIBRAS pelas intérpretes Cristiane da Silva Diniz e Joyce Melo Costa.

As duas solenidades contaram com a presença da Gestão Superior da UEMASUL, diretores de centro e de curso. A primeira cerimônia, com 65 formandos contemplou os cursos do Centro de Ciências Agrárias (CCA): Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária (bacharelados), e cursos de licenciatura do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT): Ciências Biológicas, Ciências com Habilitação em Biologia Ciências com Habilitação em Matemática, Ciências com Habilitação em Química, Física, Matemática e Química.

Na quinta-feira (4), 84 formandas e formandos receberem o grau dos cursos do Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras (CCHSL) de bacharelado em Administração e das licenciaturas: Ciências com Habilitação em Química, Geografia, História, Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas; Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Letras em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Pedagogia.

A recém-formada em Administração, Athalaeny Nunes Gomes falou sobre a sua emoção em receber o grau. “Eu nunca me imaginei formada, não acreditava na minha capacidade de passar em uma universidade pública e minha família não tinha condições financeiras. Hoje, o sentimento é de orgulho e de alívio também,  em saber que consegui superar todas as dificuldades, e hoje estou formada por uma universidade pública. É uma alegria contagiante, e para mim não teve diferença entre uma colação remota e uma presencial, foi muito especial, muito emocionante”, disse.

Em seus pronunciamentos, a reitora Elizabeth Nunes Fernandes, destacou o significado da outorga de grau tanto para a consolidação da instituição quanto para quem participa como formando. “Hoje é um daqueles dias que ficará sempre guardado na memória. É dia de celebrar uma conquista que está além do caráter profissional, ela traz ainda o caráter emancipatório que só a educação é capaz de proporcionar. Este momento marca o encerramento de um ciclo da vida de vocês junto à UEMASUL, porém acreditamos firmemente que o processo de consolidação da universidade trará novas oportunidades para iniciarmos novos ciclos”, afirmou em seu discurso.

Homenagens

As duas cerimônias foram marcadas pelas homenagens In Memoriam aos professores Magno Urbano de Macedo e Jailson de Macedo Sousa, feitas pelos formandos, demonstrando gratidão pelos ensinamentos e registrando a saudade, emocionando a todos os presentes.

No dia próxima quarta-feira (10) ocorrerá a cerimônia de Outorga de Grau para 42 formandos do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia.

Assista, na íntegra, as Cerimônias de Outorga de Grau do CCA e CCENT e do CCHSL.