UEMASUL prestigia assinatura de contrato na área da Saúde

O COAPES visa melhorar o atendimento, serviço e ensino, além de reforçar a atenção prestada à comunidade.

Representantes da área da saúde de Imperatriz, reitora da UEMASUL e secretário de polícias públicas assinam COAPES.

Contrato estabelece parâmetros para aprimorar atendimento, serviço e ensino. Foto: Ascom/UEMASUL

A assinatura do Contrato Organizativo de Ação de Ensino-Saúde (COAPES) aconteceu nesta semana e representa a consolidação de mais uma etapa para as instituições de ensino superior que possuem cursos na área da saúde. Estiveram presentes na solenidade o secretário Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco; o secretário municipal de Saúde de Imperatriz, Alair Firmiano e representantes de Instituições de Ensino Superior da região, entre eles a reitora Elizabeth Nunes Fernandes, da UEMASUL, e prefeitos e secretários de saúde dos sete municípios contemplados pelo COAPES: Imperatriz, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Porto Franco, Estreito e Amarante.

A elaboração do primeiro contrato regional do Maranhão, teve início em outubro de 2017, sob a coordenação da Doutora Antônia Iracilda e Silva Viana gestora regional de saúde de Imperatriz e da coordenadora de cursa da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA) Doutora Jacyane Ramos de Sousa. O COAPES tem como objetivo melhorar o atendimento, serviço e ensino, além de reforçar a atenção prestada à comunidade, facilitando a atenção primária e garantindo treinamento e formação continuada. A diretora do curso de Medicina da UEMASUL, professora Dra. Michele Moreira Martins de Oliveira, participou da elaboração do contrato e ressalta que “o COAPES estabelece fluxos de atendimento e capacitação, isso favorece a comunidade e as instituições de ensino que terão mais instrumentos de saúde à disposição para colocar seus alunos em campo de prática”.

A UEMASUL está presente neste processo desde a criação do curso de Medicina, em 2018, atendendo uma expectativa do Governo do Estado do Maranhão que é formar o profissional sensível à comunidade. A estrutura curricular do curso além de adotar a metodologia ativa, tem parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/Brasil), garantindo a inserção social do estudante logo no início da vida acadêmica. A primeira turma de Medicina da UEMASUL ingressará em agosto de 2020, período que também assinará o COAPES.