medicina

Cerimônia do Jaleco marca início da trajetória acadêmica

A solenidade foi marcada por muita emoção dos amigos e familiares que ajudaram os acadêmicos a vestirem o jaleco

Momento marca o início da trajetória acadêmica dos alunos de Medicina. Foto: Ascom/UEMASUL

No último sábado (16), foi realizada a cerimônia do Jaleco da quarta turma do curso de Medicina. Organizada pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), a solenidade contou com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves; da vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco de Lima; do pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro; do pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Alisson Bezerra Oliveira; da diretora do CCS, professora Raquel Vilanova e do coordenador do curso de Medicina, professor André Pagotto.

O momento marca o início da trajetória dos alunos que se comprometem com as responsabilidades e respeito às obrigações que surgirão ao longo do curso e da carreira profissional. “A cerimônia do jaleco é mais do que um simples ritual, é o momento em que abraçamos a responsabilidade e o compromisso de cuidar da saúde de outras pessoas. É o símbolo do respeito, ética e dedicação que guiarão nossa trajetória como profissionais da saúde. Que cada jaleco seja um lembrete constante da importância do nosso papel na sociedade”, reforçou o professor André Pagotto.

A celebração é uma tradição que representa o compromisso dos estudantes com a formação profissional. Foto: Ascom/UEMASUL

A professora Raquel Vilanova ressaltou a importância do momento para os alunos e futuros profissionais. “A cerimônia do jaleco simboliza não apenas a entrada dos alunos no curso de Medicina, mas também um momento para acolher e envolver não apenas os calouros,  mas também suas famílias. Além disso, é o momento oportuno para  informar sobre questões relacionadas ao curso, falar dos  desafios a serem superados ao longo da trajetória enquanto acadêmico de Medicina e por fim, um momento para todos refletirmos sobre a formação profissional de qualidade”.

O acadêmico do primeiro período do curso de Medicina, Randerson Guedes, falou sobre a cerimônia. “O jaleco é símbolo da atuação na área da saúde, representando o compromisso dos estudantes com a formação profissional baseada na ética. O uso do jaleco vai além de uma vestimenta necessária ao cumprimento de normas de biossegurança, porque carrega também o simbolismo de que as pessoas, muitas vezes, visualizam em quem veste o jaleco a esperança da vida”.

A solenidade foi marcada por muita emoção e apoio dos amigos e familiares que ajudaram os acadêmicos e acadêmicas a vestirem o jaleco, dando um passo importante na jornada desses futuros profissionais. Além disso, foi realizada uma palestra voltada para a saúde mental dos alunos durante a graduação.

Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.