FORPROEX

Encontro Nacional de Pró-Reitores terá participação da UEMASUL

O evento representa possibilidade de construção de soluções conjuntas, provocando reflexões sobre a atual situação da Extensão Universitária Brasileira.

A 43ª edição do Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX)  teve como objetivo propor políticas e diretrizes que permitam a institucionalização, a articulação e o fortalecimento de ações comuns das Pró-Reitorias de Extensão, além de incentivar o desenvolvimento da informação, avaliação, gestão e divulgação das ações de extensão realizadas pelas Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras.

O evento teve início no dia 25 de junho, em Natal/RN, e foi organizado em conjunto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Nesta edição, o tema central foi “Gerir desafios, gerar resultados”.

Em sua primeira participação no Fórum, a UEMASUL foi representada pela pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, Regina Célia Costa Lima; professora Nice Rejane Oliveira, coordenadora do Programa de Formação de Docentes e professora Patrícia Alves Silva, coordenadora de Projetos Pedagógicos.

A programação contou com reuniões e mesas de debates, tendo como pontapé inicial a discussão “Extensão: pilar da universidade e da democracia”, seguido das mesas que debateram os temas “Extensão em movimentos” e “A curricularização da extensão e seus desdobramentos”. Também foram discutidas as políticas extensionistas voltadas para populações historicamente marginalizadas e a articulação de ações propositivas para o fortalecimento da extensão nas universidades frente à atual conjuntura política do país.

Para a pró-reitora Regina Célia, esta primeira participação no FORPROEX representa a possibilidade de construção de soluções conjuntas a partir dos problemas comuns entre as universidades públicas, provocando reflexões sobre a atual situação da Extensão Universitária Brasileira. Ela destacou a relevância das discussões feitas durante o encontro. “Estão aqui debates que são muito atuais, como a questão da curricularização da extensão, que é uma questão presente, legal, está no PNE (Plano Nacional de Educação) e nós temos que fazer isso. Então é necessário que estejamos aqui participando em conjunto com as demais universidades do Brasil, procurando condições de construir caminhos diante da conjuntura que está aí imposta para todas as universidades”.

Marilisa do Rocio Oliveira, eleita presidente do FORPROEX em 2017, acredita que o encontro representa um momento importante de visibilidade da extensão nas universidades. “A extensão se apresenta como uma forma das universidades mostrarem o que fazem, para que vieram. Essas discussões feitas aqui no FORPROEX, buscam perspectivas, já que temos ao final do encontro a elaboração de uma carta de intenções que nós procuramos colocar em prática nas nossas instituições para depois analisar os resultados e compartilhar nos diversos Fóruns”.

O evento foi encerrado com a elaboração da Carta-Manifesto de Natal, a eleição e posse das coordenações nacional e regionais da gestão 2018-2019, além da escolha da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) como sede do próximo encontro, que ocorre no segundo semestre de 2018.