paex

Novo programa de bolsa de extensão é aprovado no CONSUN

O PAEX é destinado aos professores em regime contratual de trabalho na UEMASUL e professores efetivos de Pós-graduação Lato e/ou Stricto Sensu da instituição.

Conselheiros e conselheiras participaram das discussões durante a reunião durante toda a manhã. Foto: Ascom/UEMASUL.

A 21ª reunião extraordinária do Conselho Universitário, foi realizada na última quinta-feira, dia 1. Os conselheiros e conselheiras discutiram e aprovaram quatro importantes resoluções de competência da pró-reitoria de Extensão e assistência estudantil; resolução que revoga a resolução n° 208/2022 e estabelece novo regulamento para realização de eventos Acadêmico-científico-culturais; resolução que normatiza a realização de cursos de curta e de média duração; resolução que revoga o anexo da Resolução n° 212/2022 – CONSUN/UEMASUL e estabelece novo regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Extensão-PIBEXT e resolução que cria e normatiza o Programa Amplia Extensão (PAEX) e fixa a modalidade de bolsa para o programa.

O novo programa é vinculado à Divisão de Extensão (DIVEXT) e à Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), da Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE). A criação do programa tem o objetivo de democratizar o acesso aos programas de extensão fomentados pela universidade, ampliando a possibilidade de orientação e coorientação por parte de professores substitutos.

O pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro ressaltou a importância da aprovação da resolução. “O programa amplia a possibilidade de orientação de projetos de extensão aos professores substitutos, até então não contemplados. Trata-se de mais uma ação de reconhecimento da relevância desses professores no desenvolvimento acadêmico e científico da universidade e da região. Primeiro se corrigiu um erro histórico, ao conceder-lhes a devida remuneração pela titulação, agora, abre-se a oportunidade de valerem-se dessa titulação para contribuir orientando trabalhos tão importantes à universidade e à comunidade, fazendo extensão”.

O PAEX é destinado aos professores em regime contratual de trabalho na UEMASUL e professores efetivos de pós-graduação Lato e/ou Stricto sensu da instituição. Os projetos de extensão são importantes propostas de intervenção na comunidade, por apresentarem natureza acadêmica com caráter educativo, cultural, científico ou tecnológico, promovendo uma troca de saberes, seguindo orientações previstas em edital específico.

Acesse e conheça as resoluções.