Volta às aulas

UEMASUL oferece auxílio emergencial de inclusão digital para comunidade acadêmica

O edital prevê disponibilização de plano mensal de dados móveis de 30 e 50GB.

Para aquisição do auxílio é preciso preencher formulário disponibilizado no edital. Foto: Arquivo/ASCOM.

Em meio à retomada das atividades acadêmicas, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) tornou público os Editais nº 32/2020 e n° 33/2020 – PROGESA/UEMASUL, que estabelecem normas de inclusão digital para a comunidade acadêmica. O processo visa, principalmente, garantir inclusão digital para todos os estudantes dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação e também para o corpo docente da instituição.

A criação do auxílio faz parte das ações do novo Calendário Acadêmico 2020, conforme Resolução nº 108/2020- CONSUN/UEMASUL,  atendendo a necessidade de manutenção das políticas de ações afirmativas e de inclusão que preceituam o acesso e a permanência nas universidades públicas de pessoas pertencentes a grupos sociais historicamente invisibilizados.

Ao todo, serão disponibilizados 3 mil chips SIM CARD para tecnologia 3G/4G, sendo 1.800 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 30 GB; e 1.000 com plano mensal de tráfego de dados móveis de 50 GB e 200 chips disponíveis para os docentes. O objetivo é contemplar toda a comunidade acadêmica, independente de já possuir internet em casa.

A pró-reitora de Planejamento e Administração, Sheila Elke Araújo Nunes, explica que o cenário de pandemia acelerou o processo de inclusão digital na universidades, sendo necessário o planejamento de ações que visam minimizar as barreiras, garantindo o acesso à internet.  “A UEMASUL participando ativamente neste processo de inclusão digital, viu a necessidade de garantir a cobertura do direito ao acesso à internet. Portanto, aprovando e trabalhando na elaboração do auxílio emergencial de inclusão digital para toda a comunidade acadêmica”, ressaltou a pró-reitora.

Para ter direito assegurado ao Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, conforme Edital n°32/2020, que estabelece os critérios para discentes, é preciso ter vínculo ativo em cursos de graduação e pós-graduação em qualquer um dos campi da UEMASUL. O edital apresenta critérios específicos para aquisição do SIM CARD de 30GB e de 50GB.

As inscrições são feitas por meio de formulário com link disponibilizado no edital. O período de solicitação de aquisição começou hoje (11) e segue até dia 24 de agosto de 2020.

Novo Calendário Acadêmico

Foi apresentada, discutida e aprovada na última reunião do Conselho Universitário (Consun), realizada no dia 07 de agosto, a resolução que estabelece diretrizes e normas para o ensino emergencial remoto e demais atividades de pesquisa e extensão durante a suspensão das atividades presenciais, e altera o Calendário Acadêmico 2020, em virtude da situação de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O semestre 2020.1 iniciará dia 14 de setembro, finalizando dia 23 de dezembro de 2020; e o início do semestre letivo 2020.2 começa dia 04 de janeiro de 2021, finalizando em 17 de abril de 2021. O calendário define ainda os períodos de matrículas, datas de avaliações, de publicações de editais, de transferências interna e externa, de colações de grau, entre outras.

Clique aqui e leia o Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital – Discente.

Cliquei aqui e leia o Edital de Auxílio Emergencial de Inclusão Digital – Docente.

Clique aqui e leia a Resolução 108/2020 – CONSUN/UEMASUL.