propgi

UEMASUL lança Programa Bolsa Produtividade para professores

Docentes da instituição receberão incentivo para aumentar a produção científica qualificada

O programa beneficiará professores pesquisadores da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL

Na tarde da última terça-feira (28) foi lançado o Programa Bolsa Produtividade da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no auditório do campus I da instituição. No lançamento, que contou com a presença da Gestão Superior, estiveram presentes professores, técnicos e acadêmicos.

O Programa Bolsa Produtividade visa valorizar e estimular a produção científica qualificada de professores pesquisadores em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivando assim o aumento das produções científica, tecnológica e de inovação na UEMASUL.

A criação do programa foi baseada nas disparidades regionais encontradas na região Tocantina do Maranhão, em relação à produção de conhecimento científico.  O pró-reitor de pesquisa, pós graduação e inovação da UEMASUL, professor Allison Bezerra, contou como o programa foi idealizado: “observamos o que encontramos no CNPQ, FAPEMA e UEMA em relação à prazos e valores. Pegamos uma média ponderada de tempo entre as instituições na produção de artigos e de conhecimento científico e estabelecemos um interstício que fosse bom para a UEMASUL, considerando as nossas limitações.”

“Esse programa é fundamental para a universidade, pois vai permitir um incentivo, uma bonificação para o professor produtivo e assim, o professor irá manter e até aumentar a sua produção científica qualificada, além de comprar insumos e demais recursos para a sua pesquisa.” continuou o professor.

O edital estará com inscrições abertas até dia 20 de outubro. Foto: Ascom/UEMASUL

O professor Jorge Diniz de Oliveira, falou sobre a importância de ações de incentivo para pesquisadores: “este incentivo foi um compromisso da gestão e agora, seu lançamento é um marco significativo dentro da UEMASUL. Uma universidade com apenas cinco anos com um programa produtividade, para o professor significa maior capacidade de gestar projetos, e o valor da bolsa nos oportunizará a continuar pesquisando com qualidade.”

O Programa Bolsa Produtividade

O público-alvo do programa são os docentes do quadro efetivo da UEMASUL que possuem doutorado, e será dividido em duas modalidades: na modalidade Sênior, professores com mais de cinco anos de doutorado e na modalidade Júnior, professores com até cinco anos de doutorado.

Diferente dos demais programas semelhantes desenvolvidos na FAPEMA e na UEMA, não será obrigatório ser membro de Stricto sensu, ter orientações em Stricto sensu e pontuação mínima. As bolsas terão duração de 24 meses com intervalo de 12 meses, para que um mesmo professor possa concorrer novamente à bolsa.

Inscrições – O “Edital n° 14/2022 – CPG/PROPGI/UEMASUL” está disponível no site www.uemasul.edu.br com inscrições abertas até o dia 20 de outubro de 2022.