seleção

Divulgado edital do programa de Bolsa de Produtividade

Docentes da instituição receberão incentivo para aumentar a produção científica qualificada.

O programa foi aprovado por unanimidade durante a 14ª reunião extraordinária do Conselho Universitário. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), publicou nesta terça-feira, 29, o edital nº 06/2023 – PROPGI/UEMASUL, com as normas e orientações para a seleção de professores contemplados no âmbito do Programa de Bolsa de Produtividade. Ao todo, serão selecionados 10 docentes do quadro efetivo da UEMASUL. As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 19 de setembro.

O Programa de Bolsa de Produtividade busca valorizar e estimular, por meio de concessão de bolsa, a qualificação dos professores pesquisadores da UEMASUL em suas respectivas áreas do conhecimento, para promover o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, além de estimular a criação de programas de pós-graduação Stricto sensu na UEMASUL. Podem concorrer os docentes efetivos da universidade, com regime de trabalho de 40 horas semanais ou Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE), que possuírem doutorado.

Lançado em julho de 2022, por meio da Resolução nº 191/2022 – CONSUN/UEMASUL, o programa é dividido em duas categorias: a categoria Pesquisador Júnior é destinada aos docentes com até cinco anos de doutoramento, a contar da data de conclusão do curso, com a concessão de bolsa no valor de R$ 1.200 reais; o Pesquisador Sênior  para docentes com mais de cinco anos de doutoramento, com bolsa no valor de R$ 1.625 reais. O valor das bolsas é correspondente aos praticados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.