campus Imperatriz

Governador entrega última etapa de reforma e ampliação do campus Imperatriz

Durante a inauguração, o Governador assinou ordem de serviço para construção de um novo campus.

Governador, reitora da universidade e outras pessoas retiram tecido da placa inaugural na parede da universidade.

Governador Flávio Dino, reitora da UEMASUL e demais autoridades descerram a placa inaugural da reforma do campus.

A Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) é a concretização de um sonho e de uma luta que atravessou toda uma geração. Entretanto, a criação de uma nova universidade não acontece do dia para a noite, com a força de uma caneta ou de um decreto. Para que a UEMASUL seja realmente implantada e consolidada, o Governo do Estado tem se mantido presente e feito vários investimentos na instituição.

No último sábado (20), o governador Flávio Dino esteve em Imperatriz para entregar a etapa principal das obras de reforma e ampliação do campus da UEMASUL e assinar ordem de serviço para a construção de novo campus para os universitários imperatrizenses. Durante a solenidade, o governador atendeu prontamente a demanda dos estudantes, representados pelo Diretório Central dos Estudantes, que reivindicava a construção de um Restaurante Universitário. “Segunda-feira a reitora Elizabeth já pode procurar um espaço para instalar o R.U. Essa é uma reivindicação legítima e iremos atendê-la”, declarou o Governador.

Flávio Dino destacou também o papel estratégico da UEMASUL no desenvolvimento humano e social da Região Tocantina, e que a autonomia administrativa e na gestão de recursos marca uma nova fase na história do ensino superior do Maranhão. “Demos mais um passo para realizar um sonho de décadas. Estive aqui sancionando a lei que criou a universidade e os resultados desses passos já estão sendo percebidos, pois se ampliaram os investimentos a partir dessa autonomia. Nós temos agora a entrega desse prédio totalmente reformulado, vamos lançar o novo prédio e estamos com o planejamento da reitora com os cursos que serão lançados em 2018 a partir de um debate acadêmico e com a sociedade local”, afirmou o governador.

Uma das primeiras iniciativas após a criação da Universidade, as obras que tiveram investimentos de R$ 3,1 milhões, incluíram reforma de 32 salas de aula, cinco laboratórios, salas do setor administrativo e da sede do Diretório Central dos Estudantes. O recurso foi aplicado também na construção de novas estruturas como a área de vivência com cantina e espaço para reprografia, além de um novo laboratório de informática. A reforma contou ainda com reparos na parte elétrica, hidráulica, telhado, piso, fachada, guarita e jardins.

A reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes costuma finalizar suas falas com um sonoro “Avante UEMASUL!”, o que de fato está acontecendo. No espaço de 140 dias, a instituição avançou em todos os aspectos. Além de toda a transformação no campus, o número de bolsas para iniciação científica, extensão e bolsas permanência tiveram um aumento substancial e a instituição já é uma das referências no apoio e desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação da região. “E por determinação do governador, avançaremos mais! Em 2018 já estaremos com um novo campus em Imperatriz e outro em Estreito, sem contar com o Restaurante Universitário que entrará em funcionamento dentro de alguns meses.

Com a ordem de serviço para a construção de um novo prédio assinada, as obras do campus que será localizado no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva começam esta semana. O Campus Estreito, que será doado pela prefeitura do município, já está com mais de 60% da obra concluída. “Vamos agora reformular o campus Açailândia de modo que a autonomia traga bons resultados para os alunos e professores; vão abrir mais oportunidades de vagas e melhora a infraestrutura para que se tenha um ensino de mais qualidade”, acrescentou o governador.

Parcerias e Avanços

Egresso do antigo CESI/UEMA, o secretário de Infraestrutura Clayton Noleto foi de fundamental importância para as conquistas da UEMASUL. Além de gerir a reforma e readequação através da SINFRA, Clayton fazia questão de estar constantemente na obra, fiscalizando de perto os trabalhos. “Ingressei na universidade em 1995 e já havia essa dupla vontade da emancipação e autonomia, que foi concedida com muita coragem pelo governador Flávio Dino, pela crença que ele tem em defesa da Região Tocantina. E hoje com a entrega desse prédio com novas instalações, totalmente reformado e com a ordem de serviço para a construção de um novo prédio, são avanços muito significativos”.

Outro órgão fundamental para o processo de implantação e consolidação da UEMASUL foi a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Além de fazer a doação de livros, computadores e laboratórios completos, a determinação do secretário Jhonatan Almada foi que todos os editais da secretaria e da FAPEMA também fossem lançados na UEMASUL. Através de suas redes sociais Jhonatan anunciou a doação de um laboratório de informática que já está montado e disponível para a comunidade acadêmica. “Comemorando a inauguração da reforma do Campus Sede da UEMASUL entregamos laboratório de informática completo”, anunciou o secretário em sua conta do Twitter.

“É um grande momento, histórico para a educação na Região Tocantina. Estamos aqui, a comunidade discente e docente, para construirmos juntos uma universidade em um processo em que todos nós devemos participar, devemos estar atuantes. Vamos à luta para construir a universidade que todos nós queremos, uma universidade de todos nós”, enfatizou o aluno Júlio Cesar da Conceição.