Capacitação de gestores

Governo do Estado e UEMASUL promovem curso de Capacitação da Rede SICONV

O curso é destinado a gestores dos municípios e técnicos que operacionalizam o SICONV.

Com o objetivo de fechar convênios com a união e receber mais recursos federais, que o Governo do Estado em parceria com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), promove nesta segunda-feira (06), o curso de Capacitação do Sistema de Convênios do Governo Federal- SICONV, em Imperatriz. O curso é destinado a gestores dos municípios com convênios e técnicos que operacionalizam o SICONV, indicados pela autoridade municipal competente.

O projeto visa oferecer cursos para servidores de prefeituras e do Governo do Maranhão, para que aperfeiçoem as propostas de convênios com o governo federal.  A união mantém à disposição dos municípios recursos que são liberados por meio de convênios, e uma das principais ferramentas para isto é a Rede SICONV.  Além de Imperatriz, outros municípios circunvizinhos foram convidados para participar desta etapa do curso.

Para a coordenadora de enfermagem do hospital municipal de Imperatriz, Marília Carvalho, este curso tem a importância de capacitar gestores dos municípios nas execuções de convênios e contratos de repasse com o Governo Federal. “Sabemos que todos os recursos que são repassados pelo Estado e Governo Federal, precisam ser feitos mediante a apresentação de propostas e projetos. Então o curso veio na intenção de nos capacitar enquanto gestores, para que possamos capitar recursos, por meio do sistema de convênios”, revela.

O coordenador setorial da Rede SICONV e assessor da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP), Thiago Ângelo, ressaltou a importância do projeto. “O SICONV é uma ferramenta imprescindível para a administração pública. Saber manusear esse sistema é essencial para garantir que os recursos federais cheguem até os órgãos municipais e empresas. É importante que os gestores dos municípios compreendam este processo de gestão do sistema de convênios, até para dar uma maior autonomia dos municípios com a União”, afirma.

A reitora da UEMASUL, Elizabeth Fernandes, destacou a parceria da instituição com a SECAP, e ressaltando o compromisso da instituição. “A intenção é fazer um treinamento para que os municípios conheçam os sistemas para obter fomentos. Isso faz parte de um compromisso da universidade com a questão extensionista. Estamos abrindo nossas as portas para atender à todas as comunidades de municípios da região”.

Até o fim de 2017, a previsão é de capacitar mais de 500 gestores, chegando a 70% das cidades em todo o estado e 90% dos órgãos e secretarias estaduais.