Formação Docente

Docentes da UEMASUL participam do III Encontro de formação e planejamento

São três dias de formação com objetivo de proporcionar um momento de reflexão e diálogo sobre os processos de gestão acadêmica.

A solenidade de abertura  do III Encontro de Formação e Planejamento Docente da UEMASUL aconteceu na manhã desta quarta-feira (09), de forma remota, e contou com a participação da magnífica reitora, professora Elizabeth Nunes Fernandes, das pró-reitoras, diretores e diretoras dos centro de ensino, e diretoras e diretores de cursos dos campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz.

Durante a abertura do encontro, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia, destacou a dedicação de professoras e professores no contexto atual da Educação. “Nós professores, com toda a maestria, nos empenhamos em superar todos os obstáculos e buscamos forças no compromisso com a docência. Neste processo que vivemos, tivemos perdas, ainda assim buscamos nos reinventar e continuar com as aulas e outros compromissos que contribuem para o desenvolvimento da nossa região”, disse a professora.

A formação visa um momento de reflexão e diálogo sobre os processos de gestão acadêmica que traz em seu bojo as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o debate entre os docentes sobre os processos de regulação do ensino superior, especialmente nesse momento de pandemia, buscando a garantia da qualidade acadêmica da instituição.

A realização do evento faz parte das ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) por meio da Coordenadoria de Projetos Pedagógicos e (CPP) Coordenadoria de Avaliação Institucional (CAI), para promover melhor adaptação do corpo docente durante o semestre letivo.

A diretora do Centro de Ciência Exatas, Naturais e Tecnológicas, professora Ivaneide de Oliveira, falou que o empenho de educadoras e educadores somado ao esforço da universidade resulta em ensino de qualidade, acessível e empático. “Este encontro é um momento oportuno para todos nós. A pandemia nos forçou a buscarmos novas ferramentas para que houvesse uma efetiva troca de conhecimentos, e assim atender aos discentes. A universidade, por sua vez, continuou contribuindo na formação e preparado dos docentes”.

O encontro segue até sexta-feira (11) com palestras, minicursos, oficinas, comunicações, discussões, planejamentos e a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação-CEE, Profa. Soraia Raquel Alves da Silva.