SALA DE IMPRENSA

NOVEMBRO NEGRO

Seminário Novembro Negro promove debates na UEMASUL

O seminário discutiu a trajetória de luta e defesa de negros que marcaram a humanidade, como Maria Firmina, João do Vale, Zumbi dos Palmares e Negro Cosme.


Ascom UEMASUL

O evento foi realizado pelo Centro de Cultura Negra – Negro Cosme. Foto: Ascom UEMASUL.

O II seminário Novembro Negro: “Resistência e militância negra”, promovido pelo Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) em parceria com a UEMASUL, aconteceu de 12 a 15 de novembro. A programação do evento contou com palestras, momentos culturais, mesas-redondas e exposições de fotografias e bonecos com características afro-brasileiras. O seminário discutiu a trajetória de luta e defesa de negros que marcaram os passos da humanidade, como Maria Firmina, João do Vale, Zumbi dos Palmares e Negro Cosme.

Para a secretária de Cultura do CCN-NC, Eró Cunha o seminário é indispensável, pois a militância e as discussões fortalecem a história de resistência.“Foi aqui dentro da UEMA, que hoje é UEMASUL, onde nasceu o Centro de Cultura Negra – Negro Cosme, e nós voltamos este ano para dentro da academia como comunidade, como militantes, para falarmos dessa resistência negra”, afirmou.

O evento abordou também o momento pelo qual passa o país, por questões conturbadas de leis e direitos que estão sendo derrubados em desfavor da comunidade negra. Também foram abordados assuntos envolvendo as comunidades quilombolas e a guerra da Balaiada, reforçando o aprofundamento histórico e cultural. O acadêmico do sexto período do curso de História da UEMASUL, Jefferson Nascimento, reforçou a importância do resgate cultural durante o seminário. “Olhando para o lado histórico, o  Novembro Negro traz para toda a comunidade imperatrizense, uma forma de poder rememorar aqueles personagens que fizeram parte de lutas e resistências no Maranhão, que estão um pouco esquecidos, e o papel desses personagens voltados ao movimento negro no nosso estado”.


Já o acadêmico do quarto período do curso de História, Luan Roberto, disse que evento foi libertador. “A universidade facilita o acesso a assuntos relacionados à cultura negra, é uma coisa muito importante para mim, quando a gente lê sobre esses movimentos de luta, a gente se empodera. Então acho muito importante por conta desse empoderamento que traz. Nós começamos a ter consciência de que somos negros, conhecendo as nossas histórias”.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.