30/11/2021

Novembro Negro: Desconstruindo barreiras étnicas e fortalecendo identidades

O evento tem como finalidade estabelecer diálogos entre África e Brasil, ressaltar e valorizar a nossa identidade ancestral, além de reconhecer e fortalecer a cultura negra brasileira.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz, realiza, no dia 30 de novembro, o Webinário Internacional que tem como temática “Novembro Negro: Desconstruindo barreiras étnicas e fortalecendo identidades”. O evento é também um tributo a uma das maiores líderes quilombolas do Tocantins e da região Amazônica, a professora Fátima Barros, falecida no dia 6 de abril de 2021.

O evento é destinado a discentes, professores, pesquisadores e público em geral, e tem como finalidade estabelecer diálogos entre África e Brasil, ressaltando e valorizando a nossa identidade ancestral, bem como reconhecer e fortalecer a cultura negra brasileira.

Para participar não será necessário fazer inscrição. O evento será transmitido no canal no Youtube da UEMASUL e a certificação será de oito horas.

MANHÃ

08h – Abertura (Profa. Dra. Edna Sousa Cruz)
08h10 – Momento Cultural
08h20 –  Alunos  (as) e Pesquisadores (as)
“O quilombo vai à academia e à escola: Narrativas da comunidade da ilha de São Vicente”

08h40 – Palestra
A literatura infanto-juvenil: Um lugar que pode ser fonte de inspiração de valores morais e sociais
(Sônia Sultuane – Escritora Moçambicana)

TARDE

14h – Abertura (Profa. Rute Maria Chaves Pires)
14h10 – Momento Cultural
14h20 – Sabura Di nos terra: Conexões literárias Brasil Cabo verde
14h40 – Palestra
A ancestralidade na escrita feminina: Literaturas em diálogos Brasil África
(Profa. Dra. Maria De Fátima Fernandes)

15h40 – Palestra
Literaturas em Língua Portuguesa nos países africanos: Encontros, interseções e identidades
(Profa. Dra. Naduska Mário)

Mais informações

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: edna.s.cruz@uemasul.edu.br e rutepires@uemasul.edu.br.