Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia encerra com premiação de estudantes

Foram mais de 900 alunos de ensino médio e superior que participaram das atividades da SNCT.

Alunos e representantes de instituições de ensino participam da cerimônia de encerramento.

Evento encerrou com a entrega de troféus e certificados para os premiados em cada categoria. Foto: Ascom/UEMASUL.

Encerrou na noite da última sexta-feira (18), a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Região Tocantina, organizada pela UEMASUL em parceria com as instituições IFMA, IEMA, FEST, FACIMP, UFMA, SEBRAE e do Sistema FIEMA, SENAI, SESI e FAVALE, com apoio da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

A SNCT teve o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científicas e tecnológicas. O evento é uma ferramenta de popularização e difusão da ciência em todo o país e pretende, por meio da ciência, alcançar a comunidade da região. A semana aconteceu entre os dias 16, 17 e 18 de outubro, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, e contou com a participação de alunos do ensino médio da rede pública de Imperatriz, e com estudantes do ensino superior.

Foram mais de 900 alunos inscritos que participaram das atividades da SNCT, sendo 600 inscritos nos minicursos que aconteceram simultaneamente em todas as instituições organizadoras. 258 trabalhos foram apresentados, 45 deles feitos por alunos do ensino médio. A semana também contou com sessões de cinema, exposição de pôsteres, ciência na praça, e visitas de escolas do ensino fundamental. Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento.

Os melhores trabalhos do ensino médio foram premiados durante a cerimônia de encerramento, divididos em 5 áreas de conhecimento. O Centro de Ensino Graça Aranha levou 4 prêmios, nas categorias Ciências Humanas, com o trabalho “Música e Ditadura: as contestações de Raul Seixas”; Ciências Exatas, com “A construção e a utilização do microscópio caseiro em sala de aula”; Linguagens, com o trabalho “Clara dos Anjos e o Feminismo”; e nos destaques da mostra em primeiro lugar “A invisibilização das mulheres no processo educacional filosófico do ensino médio”. Já o Colégio Militar Tiradentes II, ganhou o prêmio na categoria Ciências Naturais e Biológicas, com “A prática da compostagem como um efeito sustentável na cidade de Imperatriz”, no bairro centro e no Colégio Militar Tiradentes II.

”Nós tivemos uma ótima participação, com muitos inscritos, com participação efetiva dos alunos do ensino médio, levamos a ciência para a praça, alcançamos o objetivo que é a divulgação da ciência na região, o que faz com que possamos reeditar a nossa SNCT, novamente em articulação com outras instituições de ensino e pesquisa, tanto públicas quanto particulares.” Ressaltou a coordenadora geral da SNCT na Região Tocantina, Nice Rejane.

Jacqueline de Oliveira, acadêmica do curso de Engenharia Florestal, apresentou durante a mostra de trabalhos os resultados da sua análise de diferentes métodos de quebra de dormência em duas espécies florestais, orientada pelos professores Wilson Araújo e Cristiane Matos. A acadêmica falou sobre sua experiência na SNCT. “Essa foi a primeira vez que eu participei da SNCT, e ter tido a oportunidade de apresentar um trabalho em casa, na UEMASUL, é ainda mais gratificante, porque apresentar um trabalho já é bom e tendo os meus orientadores do lado dando dicas e suporte é melhor ainda.”

“Com certeza é um desafio muito grande fazer isso nos dias em que vivemos, e a UEMASUL, uma universidade muito jovem, teve a ousadia de promover a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região Tocantina, e já começou grandiosamente, um evento que conseguiu congregar as instituições locais que fazem ciência, que promovem tecnologia e todos estão de parabéns”, declarou o secretário adjunto de cidadania digital e inovação, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação do Estado, Nivaldo Muniz.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também será realizada em Açailândia nos dias 25 e 26, nas instituições de ensino superior. Serão ofertadas oficinas, palestras, apresentações de trabalhos científicos, mostra de inovação e tecnologia e a participação da grupo Ciência em Show, durante os dois dias do evento. A UEMASUL também estará presente na SNCT em São Luís no período de 22 a 25 de outubro, com um stand institucional e uma delegação de cerca de 90 alunos e professores.