Lançamento

Livro sobre língua portuguesa, geografia e patrimônio cultural é lançado na UEMASUL

Os livros serão doados e uma versão digital será disponibilizada no site da universidade.

O livro é produto de pesquisas e estudos realizados pelos autores. Foto: Ascom/UEMASUL

No último dia 29 de maio, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foi realizado o lançamento do livro “Língua Portuguesa e Geografia, memória e patrimônio cultural do açaí em mapas mentais na sala de aula em Vila Nova dos Martírios”. O evento reuniu estudantes e professores em comemoração ao dia do Geógrafo e da Geógrafa e contou ainda com mesa-redonda sobre mudanças climáticas.

O livro, de autoria das professoras Sônia Maria Nogueira, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e do professor Fabrício França Costa, é uma sequência didática que traz uma abordagem interdisciplinar pensada para melhorar as condições de aprendizagem nas escolas, além de promover a compreensão da relação do açaí e a cultura local, pois o açaí é visto como patrimônio cultural da região. A professora Sônia Maria Nogueira destacou que o livro é uma sequência didática composta por capítulos específicos de língua portuguesa e de geografia, ressaltando que não seria comercializado. “Este livro é apenas para doação e será disponibilizado no formato de e-book no site do Programa de Pós-Graduação em Letras e também no site da UEMASUL”.

Durante o evento de lançamento, a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves destacou a importância do lançamento do livro. “Esse é um momento ímpar, um momento importante demais porque mostra que a UEMASUL está produzindo, está fazendo pesquisa e dando resultados. Esse livro é um produto de uma pesquisa e vem de uma preocupação em relação ao ensino e aprendizagem. É um projeto que surge a partir daquilo que na geografia a gente preza muito que é o real. Entendemos o mundo que se vive a partir de uma realidade próxima”, afirmou a reitora.

O evento reuniu estudantes e professores em comemoração ao dia do Geógrafo e da Geógrafa e contou ainda com mesa-redonda sobre mudanças climáticas. Foto: Ascom/UEMASUL.

Ainda durante o evento foi realizada a mesa-redonda “Variações das condições climáticas e as relações sociais com o clima”, promovida pelo curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e mediada pela professora Taissa Caroline.

O debate contou com a participação do professor Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho, da Defesa Civil do Piauí. Ele ressaltou a importância de compreender as mudanças climáticas e seus efeitos sobre o meio ambiente. Além disso, destacou a necessidade de abordar essas questões considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais. O professor Celso HL Silva-Junior, do Instituto de Pesquisas da Amazônia – (IPAM) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compartilhou dados sobre as mudanças ambientais no estado do Maranhão, enfatizando os impactos observados na região.

Em seguida, o professor Audivan Ribeiro Garcês Junior, da secretaria municipal de Educação de São Luís e secretaria municipal de educação de São José do Ribamar, apresentou uma análise sobre a dinâmica climática e os desastres no estado do Maranhão. Após as apresentações, foi aberto um espaço para perguntas e discussões entre os participantes. Tanto o lançamento do livro como a mesa-redonda foram momentos enriquecedores, que possibilitaram a troca de conhecimentos e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a sociedade e o meio ambiente.