lançamento

Livro sobre açaí e educação é lançado em Vila Nova dos Martírios

Obra é uma sequência didática que retrata a relação entre a Língua Portuguesa, a Geografia, o açaí e a cultura local

O lançamento do livro “Língua Portuguesa e Geografia, memória e patrimônio cultural do açaí em mapas mentais na sala de aula em Vila Nova dos Martírios-MA” é uma conquista para a comunidade educacional de Vila Nova dos Martírios, reforçando a valorização da identidade local. Foto: Ascom/UEMASUL.

Foi lançado na última sexta-feira, 16, em Vila Nova dos Martírios, o livro “Língua Portuguesa e Geografia, memória e patrimônio cultural do açaí em mapas mentais na sala de aula em Vila Nova dos Martírios-MA”. A obra, de autoria das professoras Sônia Maria Nogueira e Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Fabrício França Costa da Escola Municipal Ribamar Fiquene, retrata a relação entre a Língua Portuguesa, a Geografia e a valorização do patrimônio cultural do açaí na sala de aula.

O lançamento ocorreu na escola municipal Ribamar Fiquene, reunindo professores e alunos que fazem parte do projeto. Segundo explica professora Sônia, o livro é uma sequência didática que traz uma abordagem interdisciplinar pensada para melhorar as condições de aprendizagem nas escolas, além de promover a compreensão da relação do açaí e a cultura local, uma vez que o açaí é visto como patrimônio cultural da região.

“É um livro didático que trabalha a semântica com significados e sentidos que as crianças colocam no mapa mental do ambiente onde elas vivem e a produção do açaí. É uma sequência didática para ser trabalhada em qualquer disciplina e busca estabelecer uma conexão entre o conhecimento acadêmico e a realidade dos estudantes, utilizando o açaí como um elemento central para a abordagem interdisciplinar entre a língua portuguesa e a geografia” – afirmou a professora Sônia Maria Nogueira.

Os alunos que foram entrevistados durante o período de pesquisa para a elaboração da obra, estiveram presentes no lançamento. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na geografia, analisa-se o mapa e os escritos a partir das memórias e das identidades dos alunos que participaram da pesquisa. “Ao ouvir suas experiências e percepções sobre o açaí, pudemos compreender como esse patrimônio cultural está presente em suas vidas e como podemos utilizar essa conexão para enriquecer o processo educacional”, disse Luciléa, ao falar da relevância da participação dos alunos no projeto. Ela ressaltou ainda que o livro surgiu de uma preocupação em promover a conscientização sobre a cultura local e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem.

Para os autores, o lançamento do livro é uma conquista para a comunidade educacional de Vila Nova dos Martírios, reforçando a valorização da identidade local e o potencial pedagógico de trabalhar temas regionais de forma integrada nas escolas. A obra estará disponível para consulta na biblioteca da escola municipal Ribamar Fiquene, proporcionando aos estudantes e demais interessados um acesso facilitado ao conhecimento sobre a cultura do açaí na região.

“Não poderíamos deixar de fazer este lançamento aqui, além da relação que criamos no momento da pesquisa, temos uma responsabilidade muito grande com o desenvolvimento educacional da cidade, pois ela faz parte dos 22 municípios da área de abrangência da UEMAUSL e muitos outros projetos podem vir para escola” – ressaltou a professora Luciléa.   O livro será utilizado por professores em sala de aula. Desta forma, a UEMASUL continua seu trabalho no processo de interiorização da educação e de aproximação cada vez maior da educação básica com o Ensino Superior.