SAÚDE MENTAL

Iniciada Campanha Janeiro Branco na UEMASUL

Ações informativas sobre os cuidados com a saúde mental serão intensificadas durante os dias da campanha.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil – país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios -, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

Com o objetivo de contribuir para a diminuição desses dados e ampliar o acesso à informação, a UEMASUL, por meio da Divisão de Serviço Social e Médico, aderiu à campanha Janeiro Branco. Ações informativas sobre os cuidados com a saúde mental serão intensificadas, como por exemplo, uma série de textos publicadas semanalmente no site da UEMASUL durante este mês. O primeiro texto apresenta e contextualiza a campanha.

Janeiro Branco: um pacto pela saúde mental

por Conceição Amorim

A Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) realiza a quinta edição da Campanha Janeiro Branco com a comunidade universitária. A Campanha Janeiro Branco compõe o Programa Psicoeducando na UEMASUL para uma vida plena, desenvolvido pela Divisão do Serviço Social e Médico.

Criada no Brasil em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a Campanha encontra-se na sua oitava edição e esse ano a campanha adota o slogan: Pacto pela saúde mental: “Todo  Cuidado Conta”.

A campanha foi pensada para acontecer no primeiro mês do ano por ser este um período de recomeços, de construção de novas expectativas de vida, compromissos a serem cumpridos, ao longo do ano que se inicia, conosco, com a familia, com amigos e com o trabalho. É o mês de juntar sonhos e redesenhar nossas vidas, em novas telas em branco, com as cores da esperança e das conquistas individuais e coletivas.

A Campanha Janeiro Branco 2021 nos convida a refletir sobre o gerenciamento das nossas emoções e a necessidade de políticas públicas que dê conta desta demanda sócio emocional de toda a população. Principalmente num contexto em que vidas, sonhos, relacionamentos, foram profundamente impactados pela  pandemia da Covid-19.

A UEMASUL adere ao janeiro Branco com a divulgação de material informativo em redes sociais e sites da universidade, realização de live e distribuição de material para a comunidade universitária no decorrer do mês.