lellac

Inaugurado o Laboratório de Ensino de Letras da UEMASUL

O espaço será dedicado ao aprimoramento do ensino de Letras, com o objetivo de promover o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e o aprofundamento dos estudos linguísticos e literários,

A inauguração do LELLAC foi prestigiado pela reitora e pela vice-reitora, e foi um momento especial de reconhecimento à trajetória da professora homenageada. Foto: Ascom/UEMASUL.

Nesta segunda-feira, 19, foi inaugurado o Laboratório de Ensino de Letras Liratelma Alves Cerqueira (LELLAC). O espaço homenageia a professora Liratelma Alves Cerqueira, que teve grande trajetória na área educacional, fundamental para universidade, para o curso de Letras, para o Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLe e para o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL). A solenidade de inauguração contou com as presenças da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, da vice-reitora professora Lilian Castelo Branco, da homenageada professora Liratelma Alves Cerqueira, de professores e de estudantes. Durante o evento foi exibido um vídeo no qual amigos e colegas da homenageada deram depoimentos sobre a trajetória educacional da professora.

A professora Liratelma, muito emocionada agradeceu a homenagem. “Estou aqui pensando em tudo o que vocês fizeram, é algo inusitado. Ser homenageada da forma como estou sendo, batizar um laboratório de Letras com meu nome seria impensável, e receber essa homenagem ainda vida é maravilhoso. Foram mais de 30 anos nessa luta e que um dia será contada, algumas vitoriosas e outras sem sucesso. Estou muito feliz pela presença dos amigos queridos e de todos esse jovens e peço para que vocês deem continuidade aos que nós começamos, ao que nós plantamos. Em cada pedacinho dessa casa que piso, eu me vejo. Muita gratidão a todos”.

O LELLAC é um espaço dedicado ao aprimoramento do ensino de letras, com o objetivo de promover o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e o aprofundamento dos estudos linguísticos e literários, fortalecendo a pesquisa e o ensino no campo das letras,  em âmbito de pós-graduação e por bolsistas de Iniciação Científica.

A professora homenageada recebeu muitos abraços e o carinho dos amigos e amigas da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

A reitora Luciléa Ferreira Lopes, afirmou ser um momento de muita alegria pela conquista do novo espaço e pela homenagem à professora Liratelma. “A inauguração do LELLAC é de suma importância para a comunidade universitária, para os cursos de licenciatura, especialmente para o de Letras e vem contribuir para os avanços da instituição no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. A homenagem à professora Liratelma é justa e mostra o reconhecimento da sua trajetória aqui na UEMASUL, deixando sua marca neste curso e nesta universidade”.

Para o coordenador do Mestrado, professor Gilberto Freire de Santana, o espaço é fundamental para o curso de Letras e para o mestrado em Letras. “Para os curso de Letras da graduação, estamos cumprindo uma exigência do Conselho estadual de Educação.  Agradecemos ao professor José Sérgio Salles e ao professor Almada, que se empenharam muito para a conquista desse espaço, com o aval da reitora. Como nosso mestrado é profissional, ele atua na graduação e no ensino. Essa interação é fundamental, desde as aulas até a experiência que nossos alunos possam ter aqui. O laboratório é esse exercício com relação ao ensino-aprendizagem. É um espaço da universidade e o objetivo é  que seja diariamente usufruído”.

Liratelma Alves Cerqueira

A professora é pioneira na educação superior em Imperatriz. Natural de Cajazeiras, Pernambuco, chegou em Imperatriz em 1974, e ajudou a iniciar os trabalhos de implantação do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – CESI/UEMA. Fez Licenciatura em Letras Modernas (Português/Inglês), pela Faculdade de Filosofia e Letras de Cajazeiras – PB especialização em Metodologia do ensino superior (FESM/UFPR), Morfologia e sintaxe de Português (UFPI), Linguística aplicada ao ensino de Português (PUC/MG), e Mestrado em ciências da educação (UEMA/IPLAC-Cuba). Atuou como chefe do Departamento de Letras do CESI/UEMA durante 14 anos, e em 1998 foi nomeada diretora do campus da UEMA. Foi Conselheira da Fundação Cultural de Imperatriz e é presidenta da banca examinadora do Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras, desde 2007. Poeta, cronista e articulista, tem trabalhos apresentados em congressos e encontros universitários e publicados em revistas especializadas e  jornais.  Em 2001, aposentou-se pela UEMA como professora titular de Língua Portuguesa e Linguística. Em 2003, foi empossada membra da Academia Imperatrizense de Letras. Em 2013, recebeu, da Prefeitura de Imperatriz, o troféu Jurivê de Macedo” e, em 2014,  o título honorífico de “Professor Emérito”, pela UEMA.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação – UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.