PPGLE

Abertas inscrições para nova turma do Mestrado em Letras

O curso compreende uma área de concentração: Estudos literários e estudos linguísticos, com duas linhas de pesquisa: Linguagem, memória e ensino e Literatura, diálogos e saberes.

Registro da Aula Magna da quarta turma do Mestrado em Letras. Foto: Ascom/UEMASUL.

Abertas as inscrições ao Edital nº 08/2023 – CPG/PROPGI/UEMASUL, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI),  até 17 de dezembro de 2023, para seleção de candidatos ao curso de Mestrado em Letras, modalidade profissional.

A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário online, no SIGAA. Estão sendo ofertadas 20 vagas, entre estas, quatro são destinadas à política de ações afirmativas (pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou quilombolas, pessoas com deficiência e docentes e/ou técnico- administrativos efetivos da UEMASUL). O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Após a inscrição, o candidato deverá enviar os documentos, em pdf, para o e-mail: processoseletivoppgle@uemasul.edu.br. O Mestrado profissional em Letras funciona no campus Imperatriz e tem duração máxima de 24 meses e mínima de 18 meses. Para esta seleção, o ingresso será em 2024 e defesa da dissertação até 2026.

“O lançamento de mais um edital do Mestrado em Letras reitera, anualmente, o compromisso da UEMASUL em atender a comunidade regional com a oferta de cursos Stricto Sensu, principalmente pela significativa demanda por qualificação profissional em nível de mestrado por professores da região Tocantina. O programa oferece estrutura para o desenvolvimento das pesquisas por meio dos laboratórios, biblioteca, espaços para estudos e corpo docente qualificado. Além disso, como parte da atual política de estímulo e valorização do Stricto Sensu, da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, o programa ofertará até 10 bolsas de estudos para estudantes em situação de vulnerabilidade”, informou o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra Oliveira.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), Mestrado em Letras, modalidade profissional compreende uma área de concentração: Estudos literários e estudos linguísticos, com duas linhas de pesquisa:  Linguagem, memória e ensino e Literatura, diálogos e saberes.

O processo de seleção para ingresso no Programa constará de quatro etapas:
a) prova de língua estrangeira (eliminatória)
b) prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória e classificatória)
c) arguição oral e avaliação do anteprojeto (eliminatória e classificatória)
d) avaliação do currículo Lattes (classificatória), somente em caso de empate.

Aprovado em abril de 2019, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa de pós-graduação em Letras, iniciou sua primeira turma de Mestrado em outubro de 2019. O programa é o primeiro da instituição e o único de toda a região na área das Letras, e tem o objetivo de proporcionar ao professor da área, formação científica e cultural, ampla e aprofundada.

Mais informações poderão ser obtidas na secretaria do Mestrado, na UEMASUL, campus Imperatriz, ou pelo e- mail: mestradoletras@uemasul.edu.br.