mestrado

Inaugurada a Biblioteca Setorial de Letras na UEMASUL

A biblioteca possui um acervo de cerca de 3.200 títulos específicos da área de Letras e irá atender acadêmicos e professores de graduação, pós-graduação, pesquisadores e entusiastas das letras.

Momento das saudações aos presentes pela vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco; pró-reitor Allison Oliveira e professor Gilberto Freire de Santana. Foto: Ascom/UEMASUL.

Inaugurada na manhã desta quinta-feira, (1), a Biblioteca Setorial de Letras (BISLe), dos cursos de graduação e de pós-graduação em Letras, da UEMASUL. A biblioteca é o resultado de anos de dedicação, trabalho e apoio contínuo da comunidade acadêmica. Ela representa um espaço dedicado ao conhecimento, à pesquisa e à paixão pela literatura, pela linguística e por todas as áreas relacionadas às letras.

A BISLe possui um acervo de cerca de 3.200 títulos específicos da área de Letras e irá atender a acadêmicos, acadêmicas, pesquisadores, pesquisadoras, professores e professoras da graduação e da pós-graduação. Parte do acervo foi doado pelo professor Gilberto Freire de Santana e pela professora Kátia Carvalho da Silva Rocha. Outra parte é proveniente de recursos de projetos universais, com fomentos obtidos na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvidos pelas professoras Maria da Guia Taveiro Silva, Sônia Maria Nogueira, Edna Sousa Cruz, Kátia Carvalho da Silva Rocha e o professor Gilberto Freire de Santana. O acervo relacionado à literatura Tocantina é resultado da parceria com a Editora Estampa.

O diretor do programa de Mestrado em Letras, professor Gilberto Freire de Santana falou sobre sua alegria em ver mais um sonho se concretizando. “Temos uma biblioteca setorial para atender, ao curso de Letras, ao nosso programa de pós-graduação, ao curso de Mestrado, à nossa universidade. Estamos lutando para chegarmos ao doutorado. A BISLe é mais um espaço para a universidade onde esse sonho se concretiza, principalmente para os nossos alunos graduandos e mestrandos, que têm agora a oportunidade de um acesso específico, que o programa de pós-graduação exige com relação à nossa área. É uma vitória nossa, de todos os professores do mestrado e da nossa universidade. Isso nos deixa muito, muito felizes”.

A BISLe possui um acervo de cerca de 3.200 títulos específicos da área de Letras e irá atender a acadêmicos, acadêmicas, pesquisadores, professores e professoras da graduação e da pós-graduação. Foto: Ascom/UEMASUL.

“Um acervo maravilhoso, um espaço muito significativo. Ter uma biblioteca setorial no mestrado, quando a gente luta junto à CAPES para criar programas na universidade fora das capitais, sobretudo quando se trata do stricto sensu, significa muito e retrata a importância do esforço coletivo. Este projeto é resultado do trabalho de muita gente, de uma semente plantada na gestão da professora Elizabeth e que germinou agora, na gestão da professora Luciléa, que contribuiu com o cervo, o espaço e outros elementos para construção desta biblioteca. Parabenizo as reitoras, os professores e os bolsistas envolvidos na efetivação deste espaço”, ressaltou o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Oliveira.

Aprovado em abril de 2019, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa de pós-graduação em Letras iniciou sua primeira turma em outubro de 2019. O programa é o primeiro da instituição e o único de toda a região na área das Letras, e tem o objetivo de proporcionar ao professor da área, formação científica e cultural, ampla e aprofundada, e hoje encontra-se em sua quarta turma.

O programa de pós-graduação é destinado aos profissionais graduados em Letras, e em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando duas linhas de pesquisa: Linguagem, memória e ensino; e Literatura, diálogos e saberes. A pós-graduação é uma oportunidade para os alunos egressos do curso de Letras continuarem a carreira acadêmica. Alguns egressos já encontram-se cursando doutorado em outras instituições, mas o objetivo é que o doutorado possa ser ofertado, também, na UEMASUL.

Funcionamento da BISLe

Segunda à sexta-feira
Das 8h à 12h e das 14h às 18h.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.