29/06/2022

I Encontro da diversidade: “A Comunidade LGBTQIAP+ em debate”

O Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), por meio do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Açailândia, em parceria com o Coletivo LGBTQIAP+ de Açailândia, promovem no dia 29 de junho o “I Encontro da Diversidade: A comunidade LGBTQIAP+ em debate”.

O objetivo principal do evento é proporcionar momentos de diálogo, acolhimento e aprendizado, e a construção de laços de afeto e exercício da empatia, no respeito à diversidade. A programação contará com palestrantes de movimentos sociais, e de outras instituições, onde serão abordados temas voltados para a história e os direitos da comunidade LGBT no Brasil; diversidade sexual e educação; as intersecções com o Movimento Sem Terra (MST); as representações na mídia; e a linguagem inclusiva.

Durante o evento, serão compartilhadas experiências e realizadas apresentações culturais conduzidas por artistas da cidade. O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas no dia, de forma presencial, com certificação.

9h | Mesa de abertura

Prof. Dr. Bruno Lúcio Meneses Nascimento (CCHSTL/UEMASUL)
Profa. Dra. Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL)
Coletivo LGBTQIAP+ de Açailândia, Mídia Ninja

9h30 | Roda de conversa
“Como nosso presente foi feito no passado? Relembrar, reconhecer e construir nosso futuro inclusivo, colorido e divertido” com profa. Isabela Nascimento Ewertom (Ensina Brasil)

10h30 | Palestra
“A comunidade LGBTQIAP+ e os seus direitos”
José Carlos Almeida (JNT, Coletivo LGBTQIAP+ de Açailândia, Mídia Ninja)
Sarah Schmidt (Ensina Brasil)

11h30 | Ação educativa no campus
Elemento surpresa 1 com a profa. Ma. Rosimar Locatelli (CCHSTL/UEMASUL)

12h | Intervalo

14h | Dinâmica
Elemento surpresa 2
Coletivo LGBTQIAP+ de Açailândia

15h | Intervalo
15h30 | Palestra
“Diversidade sexual na formação de professores que ensinarão matemática escolar: A necessidade da desinvisibilização dos sujeitos e da temática no ambiente escolar” com o prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura (CCSST/UFMA)

16h30 | Palestra
“O MST e a diversidade” com Nallyja Fernanda Simplício da Silva (Direção Estadual do MST)

17h30 |Intervalo

Noite
19h | Apresentação Cultural
Voz e Violão Uran

19h15 | Mesa de Encerramento
“A representação LGBT na mídia”
José Carlos Almeida (JNT, Coletivo LGBTQIAP+ de Açailândia, Mídia Ninja)

“Quem tem medo da linguagem inclusiva?”
Profa. Dra. Gabriela Guimarães Jeronimo (CCHSTL/UEMASUL)

20h30 | Apresentação Cultural
Recitação de poesia