pré-vestibular

Estão abertas as inscrições para o Programa Cursinho Popular da UEMASUL

O público-alvo são pessoas em situação se vulnerabilidade social, que concluíram ou são estudantes do 3º ano de escolas públicas e/ou bolsistas de escolas privadas.

As aulas preparatórias serão ministradas por professores tutores. Foto: ASCOM/UEMASUL

O último Censo da Educação Superior, de 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela que apenas 24,2% dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil ingressam no ensino superior. Isso significa que, em média, 3 em cada 4 jovens brasileiros de 18 a 24 anos não têm acesso a essa formação.

Com o objetivo de minimizar desigualdades, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promove o Programa Cursinho Popular, uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), que tem como finalidade possibilitar o acesso de jovens e adultos em situações de vulnerabilidade social à educação superior. Para o ano de 2024, o Edital nº 02/2024 disponibiliza 150 vagas, sendo 50 para o campus Açailândia e 100 para o campus Imperatriz. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2024.

A jornalista Paula Pacheco participou da primeira edição do Cursinho Popular e conta que foi fundamental para a sua formação: “Em 2017, eu entrei no programa sem muitas esperanças, mas no decorrer das aulas eu me surpreendia cada vez mais com a qualidade de tudo o que era apresentado, e isso me deu um gás, um incentivo e os resultados vieram. Em 2018, fui aprovada em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e posteriormente tive a oportunidade de estagiar no setor da ASCOM da UEMASUL, tudo isso graças ao Cursinho Popular. Sou grata por tantos ensinamentos, e não somente, mas por toda qualidade ofertada por um curso totalmente gratuito e com ótimos profissionais. ”

O pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro, explica que uma das evidências de grande vulnerabilidade financeira da região é que muitos não conseguem arcar com os custos de um curso pré-vestibular. “Com essa consciência, a UEMASUL oportuniza à comunidade o Cursinho Popular, que se estabelece, antes de tudo, como um modo de acessar o tão sonhado ensino superior, especialmente na universidade pública. Propõe-se um ensino gratuito e de qualidade, na expectativa de que nossos cursistas possam ocupar seu lugar de direito nos espaços de produção de conhecimento e de formação profissional, que possam ser universitários. ”

Com o intuito de contribuir para a formação crítica dos participantes, o programa disponibiliza conteúdos e conhecimentos necessários para os vestibulares: Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA e UEMASUL (PAES), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares. Em 2023, foram 14 alunos do programa aprovados apenas no PAES. “Não direcionamos a formação para o ingresso na UEMASUL, entendemos, respeitamos e nos alegramos com a escolha dos cursistas, mas, não podemos negar a tamanha felicidade em ver alunos de nosso cursinho aprovados em cursos de graduação da nossa Universidade”, comenta o pró-reitor.

Os requisitos básicos para concorrer a uma vaga no Cursinho Popular da UEMASUL incluem ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3° ano em escolas da rede pública, ou ser bolsista integral vinculado às escolas particulares. Além disso, é necessário atender aos critérios da avaliação socioeconômica, priorizando segmentos sociais de baixa renda conforme os documentos preenchidos e enviados, e ter disponibilidade para dedicar 18 horas semanais para participar das aulas.

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados das 14h às 17h, de 18 de março a 22 de novembro de 2024. Para efetivar a inscrição, os candidatos devem preencher e enviar a ficha disponível em edital, anexando os documentos exigidos, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, declaração escolar e outros documentos conforme especificado. Mais informações podem ser obtidas no e-mail divext.csis@uemasul.edu.br

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.