vestibular

Cursinho Popular prepara vestibulandos em Açailândia e Imperatriz

Desde sua implementação em 2017, o cursinho Popular já preparou cerca de 500 estudantes.

No campus Imperatriz, os estudantes do cursinho participam ativamente das aulas Foto: Ascom/UEMASUL.

O cursinho Popular da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) iniciou as aulas no dia 14 de agosto. Este ano, além do campus Imperatriz, também foram ofertadas vagas para o campus Açailândia, ampliando as oportunidades de preparação do vestibular para os estudantes.

O cursinho é um projeto de extensão voltado para alunos de baixa renda, estudantes de escolas públicas e/ou bolsistas de escolas privadas que desejam realizar provas de vestibular. Deste modo, a universidade busca reduzir as desigualdades na educação, promovendo oportunidades de acesso ao ensino superior.  Foram disponibilizadas 100 vagas para o campus Açailândia e 50 para o campus Imperatriz.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 17h, até novembro de 2023. O período de preparação antecede o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), a principal forma de ingresso na UEMASUL.

Aos 50 anos, Claudenes Maranhão de Sousa é aluna do cursinho e já está inscrita no PAES.  Ela pretende ingressar no curso de Letras. “Está sendo uma experiência única que eu estou tendo, até porque eu na verdade nunca prestei vestibular. Estou tendo essa oportunidade agora, então está sendo uma experiência maravilhosa para mim. Quando eu terminei o meu ensino médio, não tinha todas essas vantagens que tem hoje, geralmente quem preenchia as vagas na universidades eram alunos de escolas particulares, e eu sempre estudei em escola pública, então já era uma dificuldade”, relatou a vestibulanda.

Além de beneficiar os estudantes que desejam ingressar na UEMASUL, o programa também proporciona experiências aos acadêmicos da instituição. Os professores selecionam os assuntos de maior incidência nos vestibulares, enquanto os tutores, selecionados por meio de edital, ministram as aulas. A metodologia adotada é baseada em revisão e prática de questões sobre diversos conteúdos.

Em Açailândia, o acadêmico do curso de Engenhara Civil, Antonio Arlisson Sousa Paiva falou sobre a motivação em participar do projeto como tutor. “Eu tive oportunidade de fazer um cursinho pré-vestibular, que me ajudou a entrar na universidade. Então senti a necessidade de ajudar as  pessoas também a terem conhecimento melhor sobre a matemática, e  a entrarem na universidade, nos cursos que desejam”.

No campus Açailândia, os estudantes se dedicam aos estudos e contam com as orientações do tutor. Foto: Ascom/UEMASUL.

O estudante Henrique Lima Costa, de 23 anos, mora em Açailândia e nunca conseguiu entrar na universidade, apesar de já ter tentado. “O projeto do cursinho é importante para Açailândia, que estava necessitando muito. Há muitas famílias carentes. É a primeira vez que participo, porque não tenho condições de pagar também. Meu sonho é fazer o curso de Direito”.

Desde sua implementação em 2017, o cursinho Popular da UEMASUL já preparou cerca de 400 estudantes para os processos seletivos. O programa representa uma política extensionista de cunho social, aproximando os jovens do ensino superior e proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento acadêmico.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.