consun

Aprovada resolução de concessão de títulos honoríficos e medalhas de mérito

O novo regime deve atender os requisitos definidos na resolução nº 123/2021, ue aprova normas, fixa o regime de trabalho e as condições para sua alteração.

A professora e pesquisadora Maria Natividade Silva Rodrigues falou aos presentes sobre a trajetória e luta da escritora Maria Firmina dos Reis. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Conselho Universitário da UEMASUL reuniu-se nesta terça-feira,12, para a 33ª reunião ordinária. A reunião teve início com a posse da nova conselheira, professora Regina Célia Costa Lima, e seguiu  com as apresentações, discussões e aprovações por unanimidade de quatro minutas de resolução: que cria e regulamenta a concessão de títulos honoríficos e medalhas de mérito; que revoga a resolução nº 127/2021 e estabelece nova política de concessão de regime de trabalho de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE); que revoga as resoluções nº 172/202, nº 173/2022, nº 174/2022, nº 175/2022 e nº 176/2022- CONSUN/UEMASUL, que criam e regimentam o Programa Auxílio Estudantil – PAE, destinado a estudantes de cursos presenciais de graduação; que regulamenta as diretrizes de registro e avaliação e registro das atividades curriculares de extensão (ACE).

A minuta que cria e regulamenta a concessão de títulos honoríficos e medalhas de mérito teve como relatora a presidente do CONSUN. A concessão de títulos honoríficos e medalhas de mérito tem a finalidade de homenagear docentes, técnicos em educação, discentes, personalidades e instituições que se destacam ou se destacaram no exercício de suas atribuições, reconhecer o desempenho de servidores e honrar personalidades que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento educacional, científico, cultural, tecnológico e humanitário. Duas medalhas receberam os nomes  de ‘Maria Firmina dos Reis’ (medalha do Mérito cultural) e da ‘professora Edelvira Marques’ (medalha de Mérito universitário).

Durante a reunião, a professora Maria Natividade Silva Rodrigues, que pesquisa sobre a vida de Maria Firmina, foi convidada a falar sobre a homenageada. Na sequência, a presidente do CONSUN falou sobre a história da outra homenageada, a professora Edelvira Marques. “Com muita alegria aprovamos a resolução das honrarias e suas categorias. As medalhas  homenageiam essas duas mulheres, fortes e comprometidas com a educação, neste mês em celebramos as mulheres; a professora e escritora Maria Firmina, que se destacou pela sua luta antiescravista, mesmo com todas as dificuldade da época e a professora e escritora Edelvira Marques, que marcou muito a nossa cidade com sua dedicação à educação.”

Durante a reunião foram homologadas seis resoluções Ad referendum nº 280/2024, Ad referendum nº 281/2024, Ad referendum nº 282/2024, Ad referendum nº 283/2024, Ad referendum nº 288/2024 e Ad referendum nº 289/2024. Composto por 34 membros, o CONSUN é o órgão colegiado máximo da instituição, de competências normativa, deliberativa e recursal. São atribuições do Conselho traçar as diretrizes da universidade, aprovar o regimento de suas unidades, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras. A próxima reunião ordinária do Conselho Universitário será realizada no dia 11 de junho de 2024.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.