campus açailândia

Comissão elabora Projeto Pedagógico do Curso de Direito da UEMASUL

A implantação do curso de graduação em Direito atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional e tem previsão para ofertas de vagas em 2022.

A implantação da graduação em Direito faz parte do processo de expansão da universidade. Atualmente, o CCHSTL oferta cinco cursos, entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogo. Fonte: Arquivo/ASCOM

A Comissão Multidisciplinar de acompanhamento técnico de implantação do curso de graduação em Direito para o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, está trabalhando na fase de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).  A Comissão, constituída para operacionalizar e implantar o projeto é composta por 15 membros, com representações da UEMASUL, da UFMA, do Governo do Estado do Maranhão e da OAB – subseção Açailândia.

Depois de finalizado pela Comissão Multidisciplinar, o Projeto Pedagógico do curso será apresentado ao Conselho Universitário para autorizar a criação do curso e a aprovação do PPC. A oferta das vagas e início do curso está prevista para 2022.

O presidente da Comissão e diretor do CCHSTL, Bruno Lucio Meneses Nascimento, falou sobre a elaboração do PPC. “Estamos na fase de elaboração do ementário, da estrutura curricular do curso que contém todo o conteúdo das disciplinas. O Projeto Pedagógico é um documento amplo que requer estudos prévios, e esperamos finalizá-lo até o mês de julho”.

A oferta do curso de Direito contribuirá para o desenvolvimento regional. Por meio dele são reguladas atitudes, buscando o apaziguamento social, tendo como base, a aplicação das leis, garantindo desta forma os direitos fundamentais dos cidadãos, como direitos sociais, direitos políticos, direitos ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação, e muitos outros.

“Temos em Açailândia diversas organizações da sociedade civil, e as ações desenvolvidas pelos acadêmicos serão fundamentais para o apoio à essas entidades de classe.  O curso irá ofertar participação em projetos de extensão, salas de empreendedorismo, e núcleo de práticas jurídicas para a comunidade de maior vulnerabilidade socioeconômica”, afirmou o diretor do campus.

A implantação do curso de graduação em Direito é aguardado com muita expectativa pela comunidade de Açailândia, e atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2017-2021), da UEMASUL, proporcionando uma educação superior de qualidade, baseada no avanço da ciência e da tecnologia em favor do desenvolvimento sustentável da sua região de influência e de todo o Maranhão.