18/05/2023

Ação Afirmativa Dia da África

O evento é gratuito e aberto para a comunidade em geral.

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), e o Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAI), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com a Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), realizará nos dias 18, e 23 a 26 de maio de 2023, ações afirmativas referentes ao Dia da África.

O objetivo do evento é discutir os múltiplos sentidos e significados das lutas emancipatórias, anticoloniais e antirracistas. As atividades também celebram o Dia da África, comemorado em 25 de maio, e que celebra o dinamismo do continente, a libertação das nações, a contribuição histórica de africanos e seus descendentes na formação social da humanidade.

As inscrições podem ser realizadas no local das atividades e tem certificação de 12 horas.

Programação:

18/05 (quarta – feira)

15h | IX Festival de Interpretação Teatral de Literatura Negra – FESTIAFRO/2023 (poemas, contos, crônicas e dramaturgia), 1ª etapa.
Local: Teatro Ferreira Gullar (gratuito)

23/05 (terça-feira)

8h30 | Resultado das ações antirracistas – aplicação da metodologia dos Indicadores de Qualidade da Educação (INDIQUES) e construção do mapa da presença negra e indígena em Imperatriz/MA.
Local: UEMASUL

24/05 (quarta – feira)

19h | IX Festival de Interpretação Teatral de Literatura Negra – FESTIAFRO/2023 (poemas, contos, crônicas e dramaturgia), etapa final e premiação
Local: Teatro Ferreira Gullar (gratuito)