SAPIENS

Aberta a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão

A semana promove uma integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento com a sociedade, mostrando os resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão.

Estudantes e professores dos campi da UEMASUL e de outras instituições prestigiaram a solenidade de abertura. Foto: Ascom/UEMASUL.

Aberta nesta terça-feira, (7), a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da UEMASUL, com o tema “A universidade como catalisadora do desenvolvimento regional”. A solenidade de abertura contou com a presença da Gestão Superior.

A palestra de abertura: “Instituto Butantan: aprendizados da covid-19 em uma instituição pública de pesquisa, ensino e produção” foi proferida pela Dra. Sandra Cocuzzo Sampaio Vessoni. A programação segue até quinta-feira, 9, com exposição de trabalhos, palestras e minicursos,  estandes interativos, além das apresentações dos resultados obtidos com os projetos de pesquisas vinculados aos programas de bolsas: Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) e Bolsa de Extensão (PIBEXT), pelos alunos dos Centros de ciências da UEMASUL e escolas de ensino básico. Todas as palestras serão transmitidas pelo canal oficial da UEMASUL no YouTube.

“A programação desenvolvida na SAPIENS tem uma contribuição e relevância social, porque mostra o que é produzido na instituição pelos acadêmicos, além dos seus muros, abrindo possibilidades de discussão de temas de interesse comum, como por exemplo, a palestra de abertura, que mostrou o processo de geração e produção da vacina da Covid-19. A SAPIENS pretende ano após ano estender as discussões, a partir dos seus temas, possibilitando a participação da comunidade externa”, ressaltou o pró-reitor Allison Bezerra Oliveira.

A SAPIENS reúne este ano 1225 pessoas inscritas e 262 trabalhos que serão apresentados. Coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), a Semana tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos, no ciclo 2022/2023, promovendo uma integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária.

Dra. Sandra Cocuzzo falou sobre os desafios e aprendizados durante a pandemia da Covid-19. Foto: Ascom/UEMASUL.

A acadêmica e bolsista PIBIC Jr. Thamyres da Silva, contou sobre a sua primeira experiência na SAPIENS. ” É a primeira vez que participo como expositora de banner. A minha pesquisa cientifica é uma reinterpretação da história do Brasil, sob a perspectiva da população negra. Através de narrativas de autores de antepassados negros, é possível um novo olhar sobre a realidade brasileira no passado e no presente, uma releitura da nossa história, sob novas perspectivas e olhares”.

A cerimônia de premiação dos trabalhos será realizada na quinta-feira, (9), último dia do evento, após a palestra “A universidade necessária: a extensão na geografia, da prática territorial à teoria espacial”  ministrada pelo professor  Dr. Diogo Cavalcanti Galvão e professor Dr. José Milton Lopes Pinheiro. A pesquisa, a extensão, o ensino e a inovação são os pilares inseparáveis para a construção de uma instituição de ensino superior, promovendo a qualidade da educação.