premiação

82 projetos de pesquisa, de inovação e de extensão foram premiados na VI SAPIENS

262 projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade foram apresentados durante os três dias de evento.

A cerimônia de premiação contou com a presença da Gestão Superior da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

Encerrada na última quinta-feira (09), a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da UEMASUL, com o tema “A universidade como catalisadora do desenvolvimento regional”. Durante três dias, acadêmicos e acadêmicas apresentaram os resultados dos projetos de pesquisa, de inovação e de extensão, produzidos na universidade.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), a programação contou com exposição de trabalhos, palestras, oficinas, minicursos e estandes interativos.

Coordenada pela PROPGI e PROEXAE, a SAPIENS promove a integração entre os campi da universidade e comunidade externa. Fotos: Ascom/UEMASUL.

A SAPIENS promove a integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária, ampliando o papel da UEMASUL na democratização do conhecimento.

Para a reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, a realização da SAPIENS é uma oportunidade ímpar de integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. ” A SAPIENS é a vitrine dos nossos projetos de pesquisas, de inovação e de extensão universitária. Uma oportunidade de mostramos o que desenvolvemos na nossa universidade para toda a comunidade da região Tocantina. Realizamos mais um grande evento, com a participação de todos os nossos cursos, alunos e professores. Todos em prol do avanço da ciência e da integração entre comunidade e universidade”.

Após a palestra “A universidade necessária: a extensão na geografia, da prática territorial à teoria espacial”, ministrada pelo professor Dr. Diogo Cavalcanti Galvão e professor Dr. José Milton Lopes Pinheiro. Após a palestra foi realizada a entrega da premiação para os acadêmicos e orientadores, dando destaque aos principais trabalhos apresentados durante todos os dias do evento.

Foram premiados 43 projetos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC), quatro projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr), três projetos do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), 15 projetos do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT), dentro dos eixos: Meio ambiente, Saúde, Educação, Tecnologia, Comunicação, Cultura e arte, Direitos humanos e justiça; e 16 estudantes que se destacaram na apresentação oral, totalizando 82 alunos premiados.

A acadêmica Juliana Silva Figueiredo recebeu emocionada a premiação de Menção Honrosa na área de Inovação tecnológica. Foto: Ascom/UEMASUL.

A acadêmica bolsista Juliana Silva Figueiredo, do programa Caminhos do Sertão, Unidade Avançada de Itinga recebeu Menção Honrosa na área de Inovação tecnológica com o projeto “Desenvolvimento e aplicação de bancada didática para o ensino de biologia celular”, com orientação da professora Sheila Elke Araújo Nunes. A acadêmica falou sobre a emoção da premiação. “ Foi algo inesperado, pois foi nosso primeiro projeto, nossa primeira participação na SAPIENS. Foi uma felicidade tão imensa, pelo reconhecimento, pois não foi fácil estarmos ali, e no instante em que recebi a Menção Honrosa, eu estava representando não só o projeto, mas minha cidade, Itinga e o programa Caminhos do Sertão. No final, a emoção tomou de conta, pois foi algo incrível. Então eu fiquei muito feliz, pelo reconhecimento pois não foi fácil, mas nós conseguimos”!

A emoção e alegria dos estudantes contagiaram o auditório durante a solenidade de premiação. Foto: Ascom/UEMASUL.

Também foram premiados 12 estudantes que participam do programa de extensão Cientista Aprendiz.  O programa nasceu do interesse dos alunos pelas atividades de laboratório e pelas diferentes áreas da pesquisa científica. O programa aprimora a habilidade científica dos participantes, propiciando vivência real dentro da área de pesquisa e desenvolvimento, com o uso de metodologia científica.

Confira os nomes dos premiados

Premiação Extensão SAPIENS

Premiação iniciação científica SAPIENS