bolsa permanência

Conselho Universitário aprova Programa de Bolsas Permanência

O Programa busca proporcionar auxílio financeiro aos alunos que se encontrem em situação de vulnerabilidade econômica.

Na tarde do último dia 15 aconteceu a segunda reunião ordinária do Conselho Universitário da UEMASUL. O CONSUN é o órgão máximo de consulta e deliberação sobre política interna, gestão, orçamento, entre outras competências. Durante a reunião, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, tomou posse como conselheiro  e reiterou o compromisso do Governo do Estado com a UEMASUL. A coordenadora do curso de Administração do campus Açailândia, Nathália Pereira, também foi empossada.

Dentre os assuntos discutidos na reunião, foi aprovada a criação do Programa de Bolsas Permanência, que tem como principal motivação proporcionar auxílio financeiro aos alunos que se encontrem em situação de carência socioeconômica, garantindo a permanência desses estudantes na universidade. O programa disponibilizará 33 bolsas para 2017, sendo 10 destinadas para indígenas e quilombolas. Cada aluno participará de projetos culturais, de extensão ou atividades administrativas, com carga horária semanal de 12h. O edital de inscrição estará disponível nas próximas semanas.

De acordo com Davi Telles, esta pauta já havia sido encaminhada pelo governador Flávio Dino. “Por determinação do governador estamos iniciando o programa de bolsas de permanência na UEMASUL, que está na vanguarda deste tipo de ações e já servirá de exemplo para toda a rede estadual”, acrescentou o secretário.

No seguimento da pauta, esteve a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os anos de 2017 a 2021. O Plano é o guia das ações da UEMASUL em todos os âmbitos e municípios da área de abrangência da Universidade. “Nosso PDI considera a importância da educação, ciência e tecnologia, enquanto forma de impulsionar o desenvolvimento regional e elevar os índices e indicadores sociais e econômicos do Maranhão”, afirmou a reitora e presidente do CONSUN, Elizabeth Nunes Fernandes.

Ainda nesta reunião foram debatidas e encaminhadas as tratativas para processo eleitoral para reitor, vice-reitor, diretor de centro e diretor de curso da UEMASUL. “As eleições acontecerão ainda em 2017, e de forma transparente e democrática a comunidade acadêmica poderá escolher quem estará a frente da administração superior de nossa universidade nos próximos anos”, informou o vice-reitor Expedito Barroso.

No Conselho Universitário, todos os assuntos debatidos e suas respectivas decisões são registrados em ata, que após a assinatura dos conselheiros se torna pública e disponível para toda a comunidade acadêmica tomar ciência.