Curso de Gestão Ambiental realiza visita técnica e aula de campo

As visitas ocorreram durante esta semana, na cidade de Carolina, região maranhense da Chapada das Mesas.

Turma de Gestão Ambiental. Foto: Ascom/UEMASUL

Um grupo de 14 acadêmicos e acadêmicas do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental, do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras – CCHSTL campus Açailândia, participou esta semana, de visita técnica promovida pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A turma está no 3º período e encontra-se em fase de conclusão da disciplina de Turismo e Meio Ambiente. Neste contexto, a aula de campo teve como objetivo, verificar na prática os desafios do desenvolvimento turístico em regiões onde a natureza é predominante; como conciliar o desenvolvimento local, atividades turísticas e hoteleiras com a preservação da natureza; além de políticas envolvidas neste processo.

A estudante Natália Figueiredo dos Reis participou da viagem e contou a importância do momento. “A viagem foi muito gratificante, porquê nos trouxe novos conhecimentos e aprendizados, ao colocar a teoria em prática. Conhecendo a importância do turismo para a sociedade e a importância de ver de perto as belezas naturais do Maranhão, entre outras regiões, essa viagem se torna ainda mais significativa”, ressaltou Natália.

Já a acadêmica Fernanda Nascimento Borges está cursando o 9° período e é monitora da disciplina, por meio do programa de monitorias da UEMASUL. Ela acompanhou a turma e o professor durante todas as aulas, e disse que a viagem foi produtiva. “A visita técnica e aula de campo faz com que a gente associe o que o professor falou dentro da sala de aula. Ao chegar aqui e visualizar essa questão do meio ambiente e da natureza, adquirimos conhecimento de uma forma bem interessante”, afirmou Fernanda.

Visita técnica no Complexo Turístico de Pedra Caída. Foto: Ascom/UEMASUL

A aula de campo se mostrou uma ótima ferramenta para exemplificar conceitos estudados em sala de aula, na disciplina de Turismo e Meio Ambiente. Desta forma foi possível, demonstrar ao aluno que a natureza é um importante atrativo para o turismo e que pode ser explorado, com técnicas e responsabilidade ambiental.

Ivo Almeida Costa, professor da disciplina e organizador da aula, destacou a importância deste tipo de atividade, para a formação dos alunos. “A aula de campo dá ao aluno a materialização do conhecimento científico que foi discutido em sala de aula. Nesta viagem de campo, os alunos verificaram in loco complexos turísticos consolidados pela iniciativa privada, áreas que utilizavam a natureza de outra forma e hoje são voltadas ao lazer ecológico e o aspecto de gestão pública e conservação do patrimônio histórico, da cidade de Carolina. Vale ressaltar que muitos dos nossos alunos não conheciam a região da Chapada das Mesas, o que a aula dá a eles é a possibilidade de conhecer o seu próprio Estado e suas belezas naturais” , destacou o professor.

Aula de campo nas Cachoeiras de Itapecuru. Foto: Ascom/UEMASUL

Outro ponto analisado na visita foi a modificação e remodelagem de espaços, visto por meio do reaproveitamento da estrutura da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Itapecuru, localizada no povoado de São João das Cachoeiras, município de Carolina. A estrutura está localizada no rio Itapecuruzinho, um afluente que desemboca no rio Tocantins. Com o fim das atividade da central hidrelétrica, o local acabou ficando sem finalidade, mas por meio do turismo, a região foi revitalizada e agora recebe visitantes o ano inteiro. O uso das cachoeiras e do espaço, onde vem sendo construídos hotéis e pousadas, também requer gestão ambiental para manter preservada a natureza.

O município de Carolina está situado na região maranhense da Chapada das Mesas, onde há grande concentração de planaltos. É tamanha a quantidade destas superfícies elevadas de topo plano, que o nome da região faz alusão a esta condição. As formações rochosas da região produzem ainda cânions e cachoeiras, atrativas aos turistas. A graciosidade da natureza, na região, é explorada e potencializada por meio de uma rede hoteleira e circuitos turísticos, que geram receita para manter o próprio turismo e desenvolver a região, por exemplo, com a arrecadação de tributos e impostos para políticas públicas de preservação da natureza associadas ao turismo.