SALA DE IMPRENSA

pesquisa

UEMASUL participa de Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Desenvolvidas por estudantes do campus Açailândia, as pesquisas apresentadas discutem sobre desperdício e abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.


Ascom UEMASUL

Acadêmicos e acadêmicas dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Engenharia Civil participaram do evento. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foi representada no XXIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, na capital piauiense, Teresina, com projetos de pesquisa desenvolvidas pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia.

Nove trabalhos foram desenvolvidos e apresentados por discentes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e do curso de Engenharia Civil. Com foco em questões ambientais, os temas dos trabalhos discutem sobre o desperdício e abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.

“É o meu primeiro congresso e participar dele é uma experiência única. O evento foi um momento muito importante para o meu crescimento e desenvolvimento profissional, uma vez que é uma grande oportunidade de ter acesso às novidades de pesquisas da área e conversas com profissionais experientes para melhorar a própria atuação” , disse a aluna do curso de Gestão Ambiental, Isabela Cristina da Silva Gonçalves.

Para a reitora, professora Luciléa Ferreira, estes estudos demonstram a importância da produção científica e o crescimento da universidade nas pesquisas com foco ambientalista. “Uma universidade forte se faz com ensino, pesquisa e extensão, e nós temos investido nesse tripé. Ficamos felizes quando vemos estes resultados”, explicou.

O  diretor do centro, professor Bruno Lucio Meneses, ressalta que participar de um evento científico é uma oportunidade para construir redes com outros acadêmicos e especialistas em determinada área de conhecimento. “A UEMASUL vem sempre incentivando os nossos discentes a participarem de eventos, inclusive custeando parte das despesas e isso é um grande diferencial”, afirma o professor.

O evento aconteceu entre os dias  21 e 24 de novembro e foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS), com o apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI. Além das apresentações durante o congresso, os acadêmicos participaram de palestras, mesas-redondas, painéis, visitas técnicas e minicursos.

Conheça os trabalhos que foram apresentados:

– Estudo do desperdício de água tratada e desenvolvimento de estratégias para sua redução na localidade Getat do município de Açailândia, Maranhão.

Autores: Ana Cléia Silva da Cunha de Sousa, Maria Clara Silva Maria da Conceição Farias S. de Assis, Regiane Késsias de Sousa Lira.

– Abastecimento de água: a percepção acerca da quantidade do cloro presente na rede de abastecimento da localidade Ouro Verde em Açailândia, Maranhão.

Autores: José Hiago da Silva Mendes, Laura Fábia Geremias dos Santos, Raimara Cardoso Silva, Jheimison Ferreira Gomes, Regiane Kessias de Sousa Lira.

– Manejo de resíduos sólidos na localidade Jardim de Alah, Açailândia-Maranhão.

Autores: Maria Fernanda Viana Araújo, Natália Figueiredo dos Reis, Raimundo Nonato da Silva, Fernando de Morais Leal, Regiane Késsias de Sousa Lira.

– Gestão de resíduos sólidos e a sua relação com a saúde pública: Percepção dos moradores da localidade Vila Ildemar no município de Açailândia, Maranhão.

Autores: Isabela Cristina da Silva Gonçalves, José Daniel Machado da Silva, Larissa Costa da Silva, Regiane Késsias de Sousa Lira.

– Estratégias da educação ambiental na escola da rede privada: um estudo de caso com professores de ensino infantil da escola Arco-íris em Açailândia – Maranhão.

Autores: Regiane Késsias de Sousa Lira, Rodrigo da Silva Barros, Bruno Lucio Meneses Nascimento, Rosimar Locatelli.

– Logística humanitária: conceitos para o gerenciamento do risco de desastres ambientais.

Autores: Larissa Costa da Silva, Natalia Freire Pereira Silva, Natalí Sena Silva, Sarah da Silva D. Lira, Amelia Aline Cavalcante Lima Oliveira.

– Estratégias de logística 4.0 aplicadas no agronegócio: uma análise do sistema de transporte e das cadeias produtivas.

Autores: Natália Figueiredo dos Reis, Guilherme Gomes da Silva, Ivily Gabriella Silva Campos, Vanessa Nava Pereira, Amélia Aline Cavalcante Lima Oliveira.

– Proposta de implementação de um programa de produção mais limpa em um restaurante do município de Açailândia-MA.

Autores: Gabrielle Moraes Prates, Raianne Silva de Brito, Thayrine Evelyn M. de Paiva, Kele Sousa Pires Andrade.

Modalidade da Apresentação: Pôster

Educação ambiental como ferramenta de conscientização ambiental nas redes sociais: uma análise acerca do uso da rede social Instagram como ferramenta de orientação e conscientização ambiental no município de Açailândia – MA.

Autores: Sérgio Estevão Rodrigues, Jheimison Ferreira Gomes.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.