VOLTA àS AULAS

UEMASUL inicia as matrículas para o semestre letivo 2021.1

Antes de efetuar a matrícula, o discente deverá responder um questionário Socioeconômico e Cultural. A pesquisa tem o objetivo de ampliar programas e projetos que possibilitem o acesso e permanência dos estudantes na universidade.

As aulas neste semestre, continuarão de forma remota, conforme previsto na Resolução nº 108/2020-CONSUN/UEMASUL. Foto: Arquivo/ASCOM

A comunidade acadêmica da UEMASUL se prepara para iniciar o semestre letivo 2021.1. O período de matrículas para os acadêmicos veteranos, por meio do SIGAA,  inicia hoje,  31 de maio e segue até o dia 08 de junho. O prazo também é válido para estudantes readmitidos, transferidos e graduados. Confira aqui o edital.

Conforme previsto no Calendário Acadêmico 2021, as aulas iniciam no dia 14 de junho nos três campi Açailândia, Estreito e Imperatriz com uma Aula Magna e transmissão pelo canal da UEMASUL no YouTube. No calendário Acadêmico, disponível para download, constam todas as datas importantes do semestre como período de reajuste de matrícula, editais para monitorias, aproveitamento de estudos e datas de colações de grau.

Este ano, antes de efetuar a matrícula, os discentes deverão a responder um questionário Socioeconômico e Cultural. Elaborado pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica  (PROGESA), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social  (CSIS), da Coordenadoria de Projetos Pedagógicos  (CPP),  da Coordenadoria de Avaliação Institucional (CAI) e da Divisão de Serviço Social e Médico, o questionário tem o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos discentes, com descrições detalhadas de aspectos importantes da comunidade acadêmica.

A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima, reforça a importância da participação dos acadêmicos na pesquisa. “A partir das respostas desse questionário teremos  um perfil do nosso estudante, com questões importantes para a vida deles dentro da universidade. A partir das indicações do questionário a instituição poderá promover serviços, elaborar editais e justificar a implantação de demandas como por exemplo, bolsas de extensão, bolsas permanência, auxílio digital e outros. O questionário é rápido e fácil de responder. Contamos com a colaboração de todos os nossos estudantes”.

A última pesquisa  realizada pela instituição ocorreu em 2017. As informações obtidas por meio do questionário Socioeconômico e Cultural mostrarão elementos determinantes para a definição de políticas, programas e projetos que  garantam a permanência e a conclusão do curso de acadêmicas e acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em razão dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, as aulas neste semestre, continuarão de forma remota, conforme previsto na Resolução nº 108/2020-CONSUN/UEMASUL. O uso das tecnologias digitais de informação é a principal forma de garantir o processo de ensino-aprendizagem aos estudantes da UEMASUL desde o semestre 2020.1.