ações universitárias

UEMASUL participa do I Encontro Maranhense da Academia pelo Meio Ambiente

Evento reúne as instituições que compõem o Conselho Universitário do Maranhão, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves em cerimônia de abertura do evento. Foto: Ascom/UEMASUL

A Gestão superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professores dos cursos de Engenharia Civil, Biologia e Geografia, participaram, na última sexta-feira (11), do l Encontro Maranhense da Academia pelo Meio Ambiente. Realizado pela Escola Ambiental do Maranhão, o evento aconteceu de forma híbrida, com atividades presenciais desenvolvidas na capital do Estado, São Luís e, transmissão online por meio do canal da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), no Youtube.

Objetivo do encontro é integrar ações universitárias em defesa do meio ambiente, por meio do compartilhamento das boas práticas desenvolvidas pelas universidades. A reitora da UEMASUL, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves fez parte da mesa de abertura do evento e em sua fala reafirmou a importância do encontro e iniciativas desta natureza. “Este encontro mostra a necessidade de colaboração entre as universidades, parcerias, espaços que devem ser de discussão dos problemas ambientais e, por meio delas vamos buscar ações afirmativas, ações para que tenhamos cada vez mais estratégias de combate a esses problemas ambientais” – declarou.

As atividades foram iniciadas com uma palestra magna, ministrada pela professora Flávia Mochel. Na sequência, foram realizadas as apresentações das instituições, promovendo o compartilhamento de ações desenvolvidas por cada uma. No período da tarde, as atividades se concentraram em grupos de trabalho, que debateram e discutiram estratégias a serem desenvolvidas pelo bem do meio ambiente; ao final, foram apresentados os resumos das discussões em grupo.

O professor Zilmar Timóteo Soares, que realizou a apresentação da UEMASUL no evento, aproveitou a oportunidade para destacar a relevância do programa Cientista Aprendiz, desenvolvido no Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT). O programa trabalha a extensão, voltada para alunos e alunas do ensino fundamental e ensino médio na cidade de Imperatriz. “Nós disponibilizamos os laboratórios de microbiologia, de ensino do curso de biologia, para o desenvolvimento de projetos. Dentre esses projetos muitos se destacam, cinco deles irão para os Estados Unidos e participarão da Regeneron ISEF, o maior evento científico do mundo para o ensino médio. Eles representarão o Brasil, não só o Maranhão. Desta forma, nós somos afiliados a diferentes projetos.” disse Zilmar.

Já o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Allison Bezerra Oliveira, que também participou da programação, avalia que o principal ganho dessas discussões é a compreensão de que o trabalho colaborativo amplia as capacidades científicas, otimiza as estratégias e possíveis resultados de pesquisa e monitoramento do meio ambiente no Maranhão. “Esperamos que se possa construir um comitê de monitoramento para o meio ambiente no estado, e desta forma, se possa criar estratégias para esta área tão relevante” – acrescenta o o Pró-reitor.