Meio Ambiente

UEMASUL participa de Fórum de integração das universidades estaduais da Amazônia

Realizado em Belém-PA, o evento reúne universidades dos estados do Maranhão, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins.

Reitores das universidades participantes –  Foto: Marcelo Rodrigues/ Ascom Uepa

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participa nos dias 23 e 24 de novembro, em Belém-PA, do I Fórum de integração das universidades estaduais da Amazônia. O evento tem como temática “Saberes, ciência e propostas regionais” e contará, além da UEMASUL, com a presença da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

A UEMASUL será representada no evento pela reitora Luciléa Gonçalves, na mesa de abertura, que reunirá reitores das seis universidades integrantes do Fórum. O principal objetivo do evento é fortalecer o protagonismo da ciência e dos saberes amazônicos no futuro da biodiversidade e da sociodiversidade regional, a fim de garantir aos amazônidas uma participação mais ampla, ativa, coletiva e qualificada na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.

Para Luciléa Gonçalves, as universidades estaduais contribuem para o avanço da pesquisa e no entendimento da região amazônica. “Aqui, desenvolvemos pesquisas e estudos do bioma em que estamos inseridos, além de termos local de fala e muito a contribuir nas discussões. Não é possível falar da Amazônia, sem as pessoas que aqui vivem, pesquisam e são diretamente impactos pelas mudanças climáticas que afetam a região”.

Em agosto deste ano, as Instituições de Ensino Superior (IES) dos estados da região Amazônica assinaram um Termo de cooperação para atender às necessidades de uma rede de desenvolvimento tecnológico e científico sustentável, de apoio entre as universidades da Amazônia. O Fórum simboliza o começo desse trabalho conjunto entre as universidades.

Programação

Na quinta-feira, 23, o evento começa com a mesa institucional “Reitores e reitoras das universidades estaduais da Amazônia”, seguido pela conferência de abertura “A Amazônia e as mudanças climáticas”.

Na tarde do mesmo dia, das 14h às 18h, também ocorrerão as discussões dos Grupos de trabalho: Saúde e ambiente; Créditos de carbono; Educação ambiental; Práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Desenvolvimento sustentável (bioeconomia e energias renováveis).

Dia 24, sexta-feira pela manhã, serão realizados debates internos nos Grupos de trabalho, enquanto à tarde ocorrerá plenária com apresentação das propostas, mesa de encerramento com os reitores das e programação cultural.