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avaliação CEE

UEMASUL é recredenciada com nota 4 pelo Conselho Estadual de Educação

Diferentes aspectos foram observados e avaliados dentro de cinco eixos: Desenvolvimento institucional, Planejamento e avaliação institucional, Políticas de gestão, Políticas acadêmicas e Infraestrutura.


Ascom UEMASUL

 
 

Os indicadores avaliados estão dentro dos cinco eixos e tem o objetivo de identificar o perfil da instituição, o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais. Foto: Ascom/UEMASUL.

Criada em 03 de novembro de 2016, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foi credenciada a funcionar por cinco anos. E agora, para continuar com suas atividades, passou por reavaliação, conquistando o conceito 4, na escala de 1 a 5, no processo de recredenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

O recredenciamento institucional é a renovação da autorização de funcionamento da universidade. No período de 08 a 11 de novembro de 2022, a UEMASUL recebeu a comissão de verificação do CEE  que avaliou os campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz. Diferentes indicadores foram observados e julgados dentro de cinco eixos: Desenvolvimento institucional, Planejamento e avaliação institucional, Políticas de gestão, Políticas acadêmicas e Infraestrutura. Aspectos como  secretarias, gestão de cursos, comunicação e marketing, metodologias de trabalho, bibliotecas, instalações, formação de professores, política estudantil, laboratórios entre outros, foram analisados. 

A reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves falou sobre a satisfação do recebimento da nota. “O recredenciamento é um marco na história da UEMASUL, que tem  seis anos de existência. É para nós motivo de muita satisfação e alegria, considerado o pouco tempo de existência dessa universidade, mostrando os avanços significativos dentro dos critérios avaliados pelo conselho, tanto na formação de professores, infraestrutura, a questão pedagógica, laboratórios, cursos de especializações. Continuamos na luta para que a próxima nota seja cinco, e trabalharemos muito pela aplicação do PDI 2022-2026”. 

A reitora também agradeceu à toda comunidade acadêmica. “Agradecemos a todos que nos apoiaram, servidores, técnicos e professores, que fizeram um trabalho digno e significativo para que conseguíssemos essa nota. Agradecemos ainda ao governo do Estado por meio da SEGOV e a outras secretarias que nos apoiaram muito em infraestrutura e na aquisição de recursos para laboratórios”, finalizou.

Todos os indicadores avaliados estão dentro dos cinco eixos e tem o objetivo de identificar o perfil da instituição, o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), dentre eles obrigatoriamente:

I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

IV – a comunicação com a sociedade;

V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

VII – infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

IX – políticas de atendimento aos estudantes;

X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

O recredenciamento com conceito 4 mostra o quanto a universidade cresceu em seis anos. A UEMASUL se consolidou como referência para o desenvolvimento regional e promoção da cidadania, criando novas perspectivas por meio do ensino superior público, gratuito e de qualidade. 

Acesse aqui o vídeo institucional e veja parte dos avanços da UEMASUL nos últimos cinco anos. 


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