referencia regional

Reitora Luciléa recebe resolução de Recredenciamento da UEMASUL

No processo avaliativo para o recredenciamento a UEMASUL conquistou o conceito 4, na escala de 1 a 5, com apenas seis anos de criação.

A reitora Luciléa Gonçalves recebe a resolução da presidente do CEE, Soraya Raquel. Foto: Ascom/UEMASUL.

A reitora Luciléa Gonçalves e a vice-reitora Lilian Castelo Branco receberam na última quinta-feira (25), em São Luís, a resolução nº 045/2023 – CEE/MA de recredenciamento da UEMASUL. O documento foi recebido pela reitora durante a 25ª reunião ordinária do Conselho Pleno do Conselho Estadual de Educação (CEE), realizada na capital, com participação dos integrantes da Câmara de Educação Superior.

A resolução de recredenciamento é o documento máximo que permite o pleno funcionamento e que abre os horizontes para a expansão da instituição. Diz respeito a atos de autorização junto aos órgãos competentes para o funcionamento da Universidade e é chancelado pelo Conselho Estadual de Educação.

O documento é fruto do processo de avaliação, realizado na universidade no período de 08 a 11 de novembro de 2022, quando a UEMASUL recebeu a comissão de verificação do CEE, que avaliou os campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz, levando em consideração diferentes indicadores dentro de cinco eixos: Desenvolvimento institucional, Planejamento e avaliação institucional, Políticas de gestão, Políticas acadêmicas e Infraestrutura.

A resolução de recredenciamento é o documento máximo que permite o pleno funcionamento e que abre os horizontes para a expansão da instituição. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na ocasião, a presidente do CEE, Soraia Raquel destacou a relevância da UEMASUL. “Quando estivemos, em Imperatriz , realizando o Conselho Itinerante, sentimos a representatividade e o carinho da população por essa instituição de ensino superior. Por isso marcamos este momento, para fazer a entrega pessoalmente deste documento de recredencianento que marca o processo de busca da universidade pela excelência da educação na região.” – disse Soraia.

“Para nós é um momento ímpar, porque em um ano de gestão enfrentamos este processo avaliativo. Nós fizemos um trabalho muito grande de institucionalização da universidade em 2022, com aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a criação de estatutos, resoluções e regimentos. Sempre levando em consideração os princípios dos instrumentos avaliativos utilizados pelo Conselho para que a universidade cresça com qualidade e cumpra sua função, seu papel dentro da região seguindo os propósitos da missão que ela foi criada, que é atender o processo de interiorização do Ensino Superior” – ressaltou professora Luciléa, ao receber a resolução.

No processo avaliativo para o recredenciamento, a UEMASUL conquistou o conceito 4, na escala de 1 a 5, com apenas 6 anos de criação, nota que de acordo com a professora Lilian: “É um resultado que reflete o empenho e compromisso de toda a comunidade acadêmica, em um esforço e trabalho conjunto nesses 6 anos, para que nossa universidade seja referência em educação de qualidade e produção de conhecimento de excelência”.

Para a reitoria, considerando o pouco tempo de existência da UEMASUL, o resultado da nota do recredenciamento mostra os avanços significativos da universidade, tanto na formação de professores quanto na infraestrutura, na questão pedagógica, de laboratórios e cursos de especializações.