assistência estudantil

Publicados cinco editais de auxílios: alimentação, refeição, moradia, creche e transporte

As inscrições começam na segunda-feira (27) e encerram dia 01 de julho

O auxílio alimentação é exclusivo para os alunos dos campi Açailândia e Estreito; e o auxílio refeição destinado aos alunos do campus Imperatriz. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE) e da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), publicou na última sexta-feira (24), cinco editais de assistência estudantil dos auxílios: alimentação; refeição; moradia; creche e transporte.

As inscrições serão online, por meio do SIGAA e estarão disponíveis de 27 de junho a 01 de julho. Os acadêmicos e acadêmicas terão cinco dias para se inscreverem. Ao todo, serão beneficiados 1.190 estudantes: 370 com auxílio alimentação; 270 com auxílio moradia; 250 com auxílio transporte; 200 com auxílio refeição e 100 com auxílio creche.

Os editais contemplam estudantes dos cinco Centros, que tenham comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades acadêmicas de graduação. Lembrando que o auxílio alimentação é exclusivo para os alunos dos campi Açailândia e Estreito, uma vez que este visa complementar as despesas com alimentação, nos campi onde não existam restaurantes universitários. E o auxílio refeição, por sua vez, destinado ao campus Imperatriz.

Para saber se atendem aos pré-requisitos exigidos, antes de solicitar inscrições, os estudantes devem consultar os editais, disponíveis em uemasul.edu.br.

Os auxílios financeiros foram criados pela atual gestão da universidade, aprovados pelo Conselho Universitário (CONSUN) em maio deste ano e visam minimizar os efeitos das desigualdades sociais e garantir a permanência dos estudantes nos cursos, diminuindo a evasão por razões socioeconômicas.

“Nosso intuito é dar formação plena aos nossos acadêmicos e isso inclui dar condições deles permanecerem na universidade, condições para eles se dedicarem aos estudos e às pesquisas, para num futuro próximo, mudar suas condições de vida. Buscamos novos investimentos para assistência estudantil e a criamos estes auxílios por entender a importância disso”, explica a reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes.

Ela ressalta ainda que a implementação dos auxílios vêm somar à outros programas e projetos desenvolvidos pela instituição com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico como o Restaurante Popular e Universitário (RPU), e o Programa Bolsa Permanência. Os programas possuem caráter social e proporcionam auxílio financeiro aos acadêmicos regulares dos cursos de graduação, classificados em situação de carência socioeconômica, para a sua permanência na universidade, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares.