PESQUISA E EXTENSÃO

Mapeamento Covid-19


O Laboratório de Cartografia da UEMASUL (LabCartE), vinculado ao curso de Geografia Licenciatura, está produzindo diariamente mapas que mostram a distribuição geográfica dos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão e em Imperatriz. Os mapas são construídos a partir de dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão.


DOWNLOAD EM PDF

DOWNLOAD EM PDF

Metodologia utilizada

O mapeamento é desenvolvido no Sistema de Informação geográfica por meio  de programa de computador o QGIS que é uma versão gratuita, permitindo que as  informações capitadas possam ser quantificadas e qualificadas de tal modo, que os dados georreferenciados sejam transformado em polígonos (formações geográficas). 

Os mapas são produzidos em escala de 1:50.000 para melhor expressão e por possuir maior riqueza de detalhes na produção dos shapefile (raster e vetor) para detectar bairros, vias urbanas e rurais, tanto para os bairros quanto para o povoados do município. 

O mapa é produzido pois, o Município de Imperatriz não tem disponibilizado o  plano de zoneamento dos bairros da cidade. Ressalta-se que o mesmo tem plano de Zoneamento do Uso/Ocupação do Solo. O Mapa é temático e segue o acompanhamento de casos da Covid-19 por residência de infectados. 

A base de dados é disponibilizada pelo IBGE, 2017. E as fontes de alimentação dos casos da covid-19 pelas secretarias do estado sendo a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão – SESMA e a do município que é a Secretaria Municipal de Saúde Imperatriz – SEMUS em (2020).


Esta página é atualizada diariamente com novos mapas. Para baixar os mapas anteriores, acesse o arquivo abaixo.


  Acesse o arquivo com mapas dos meses anteriores no Google Drive 
MARÇO  |  ABRIL  |  MAIO 

 

SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.