Internacionalização

Palestras sobre internacionalização são realizadas nos campi Imperatriz e Açailândia

As palestras fazem parte das ações estratégicas do Plano Institucional de Internacionalização da UEMASUL.

Palestrante à esquerda, de pé, fala para plateia de estudantes sentados no auditório da universidade.

As palestras têm o objetivo contribuir para o esclarecimento sobre o processo de bolsas de estudo no exterior. Foto: Ascom/UEMASUL.

Durante a última semana foram realizadas duas palestras sobre internacionalização nos campi Açailândia e Imperatriz. O evento faz parte das ações da Assessoria de Assuntos Internacionais da UEMASUL. As palestras contaram com a participação da assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão, Fabiana Moura.

Além de debater sobre as possibilidades de acesso às bolsas de estudo no exterior, durante os debates os alunos  conheceram os programas ofertados pelo governo estadual, como o Cidadão do Mundo, e também tiraram dúvidas quanto ao ingresso e permanência durante a estadia em outros países.

O acadêmico do curso de Administração, Matheus Augusto Teixeira, falou sobre a importância de participar do evento. “Essas palestras sempre são de extrema importância, abrem novos universos e novas possibilidades para os alunos. A palestrante conseguiu transmitir informações interessantes e sanou muitas dúvidas que tinha quanto ao intercâmbio, além do incentivo ao crescimento pessoal e profissional. Quanto a esses eventos realizados pela universidade, sempre ajudam os alunos a perceberem outras realidades que nos impulsionam a procurar conteúdos além da sala de aula.”

Para a diretora do curso de Administração do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), professora Nathalia de Jesus Pereira de Castro, é importante que a universidade continue realizando parceria com o estado para estimular a formação dos estudantes. “Considerando a relevância do programa de internacionalização na UEMASUL, para a comunidade acadêmica, a palestra realizada veio incentivar os acadêmicos para o início da exploração de outras regiões geográficas. Além de trazer  a oportunidade de adquirir experiências socioculturais em diversos países, também coloca os alunos do CCHSTL em confronto com outras realidades possíveis, ainda durante a formação acadêmica”.

A assessora de Assuntos Internacionais da UEMASUL, professora Edna Sousa Cruz, ressalta que as palestras fazem parte das ações estratégicas do Plano Institucional de Internacionalização da UEMASUL. “O que esperamos com isso é difundir na comunidade acadêmica a importância da internacionalização e a necessidade de nos prepararmos para o cenário internacional. Observamos o crescente interesse entre nossos alunos e professores para participar de programas de intercâmbio. As oportunidades são inúmeras, contudo, qualquer uma delas requer preparo linguístico e formação acadêmica e intercultural. A SECTI tem sido uma grande parceira neste projeto desafiador que é a internacionalização acadêmica. Acreditamos que desta parceria, surgirão outras ações e projetos que possam de forma efetiva, fortalecer a internacionalização da comunidade acadêmica da UEMASUL”, finalizou.