SALA DE IMPRENSA

REITORIA

Nota de pesar – Zezico Rodrigues Guajajara

A UEMASUL recebe com pesar e indignação a notícia do assassinato do líder indígena da TI Araribóia, Zezico Rodrigues Guajajara, no último dia 31.


Ascom UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) recebe com pesar e indignação a notícia do assassinato do líder indígena da TI Araribóia, Zezico Rodrigues Guajajara, no último dia 31.

Em tempos de luta contra um vírus que assola o mundo e mobiliza a humanidade em favor do bem coletivo, a violência contra os povos indígenas não pode ser minimizada.

A comunidade Zutiwa, os povos indígenas e o Maranhão perdem um professor dedicado que rompeu barreiras e não mediu esforços para garantir o acesso à educação para povos indígenas. Zezico exercera o cargo de diretor do Centro de Educação Indígena Azuru, militava por direito à educação, garantindo a formação de profissionais em diversas áreas, visando a construção de uma sociedade mais justa.

Atuante como Coordenador Regional da Comissão dos Caciques e Lideranças da TI Arariboia (Cocalitia), se posicionava contra a extração ilegal de madeira e qualquer ação que ameaçava o modo de vida dos povos indígenas e a integridade da floresta, assim como do grupo Awá (Guajá) que vive em situação de isolamento voluntário.

A UEMASUL lamenta que a vida e a militância de Zezico tenham sido interrompidas decorrente da violência que assola os povos indígenas. Outros defensores da educação, da vida e do bem comum continuam e não podemos aceitar que sejam arbitrariamente silenciados.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.